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Cápsulas de faxina retornáveis e recicláveis

Yvy aposta em altas cápsulas de faxina de tecnologia e sustentabilidade para transformar a forma como compramos os produtos para a limpeza doméstica

Atualmente, a crise climática exige mudanças concretas por parte da indústria.

Não há mais espaço, por exemplo, para investimentos na economia linear para lidar com externalidades negativas, tanto ambientais quanto sociais.

Todavia, neste cenário, a economia circular surge como solução por meio de novos modelos de negócios e de processos de fabricação.

Portanto, foi com a economia circular em mente que os sócios-fundadores Marcelo Ebert e José Luiz Majolo fundaram a YVY.

Antes de mais nada, é uma empresa de produtos de limpeza ultra concentrados, sem químicos e vendidos em cápsulas de faxina retornáveis e recicláveis. Sobretudo, nada de:

  • ingredientes sintéticos
  • poluentes
  • embalagens plásticas de uso único.

Além disso, os materiais de limpeza da marca são, por sua vez, produzidos levando-se em conta os ciclos biológicos da natureza e acondicionados em resistentes borrifadores reutilizáveis que a própria marca fornece.

Os produtos são, contudo, em geral mais baratos do que os concorrentes sintéticos.

Ações como a da YVY estão alinhadas à estratégia da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Rumo a uma economia brasileira de baixo carbono, que antes de mais nada, é baseada nos pilares de transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal.

Inovação chega ao mercado

As cápsulas de faxina são utilizadas com os produtos de limpeza voltam à fábrica da YVY por meio de um processo de logística reversa, dessa forma, são reprocessadas continuamente em novas cápsulas de faxina.

A princípio, os produtos são adquiridos via internet, por assinatura, em kits padronizados ou customizados pelo cliente de acordo com suas necessidades particulares.

Logo depois, os produtos chegam na casa do cliente para a sua total comodidade.

Marcelo Ebert, explica sobre como a marca surgiu inspirada numa tradição indígena.

“A YVY propõe uma nova forma de limpar a casa, mais simples, com máxima eficiência e mínimo de impacto ambiental – uma resposta aos novos tempos para um modelo que se esgotou. A sabedoria guarani nos conta sobre uma terra sem mal, onde há comunhão entre o homem e a natureza”, revela.

Não por acaso, a palavra yvy significa “terra” em tupi-guarani. 

Segundo Ebert “Nossos produtos são inteiramente naturais, com ingredientes de origem vegetal de fonte renovável”, como:

  • laranja
  • palma
  • palmiste
  • eucalipto
  • soja
  • trigo
  • óleos essenciais para as fragrâncias.

Além disso, não utilizam água – como acontece nos produtos tradicionais, que são cheios d’água – e, assim, emitem menos CO2.

Mais sobre a YVY

Atualmente, a YVY conta com 15 funcionários, usando a estrutura da TerpenOil para a produção e embalagem dos produtos, distribuídos para todo o Brasil.

A princípio, a empresa foi fundada em 2018 pelos empresários Ebert e Majolo, que vieram do mercado financeiro.

Em 2007, Majolo deixou o setor para empreender a TerpenOil, que vende produtos de limpeza com ativos naturais para indústrias, bem como shoppings, hospitais, escolas etc.

Quatro anos depois, Marcelo Ebert, por sua vez, se juntou à empreitada, apostando na venda final ao consumidor.

“Começamos do zero: tínhamos o plano de fundar e crescer a empresa sem dinheiro externo – e chegamos aos mil assinantes dois anos depois, em janeiro de 2020”, conta Ebert.

Aliás, o sucesso dos produtos foi tanto que a empresa logo alcançou a marca de sete mil assinaturas mensais ou bimestrais. Em seu catálogo, a marca conta com diversos produtos como:

  • desinfetantes
  • produtos para lava louça
  • lava roupa
  • limpa piso
  • limpeza pesada multiuso

Só que, todos com o selo de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Um certificado de produtos – reconhecido internacionalmente – que avalia a fabricação de produtos sustentáveis que causam menor impacto ambiental e à saúde.

Segundo ele, a YVY levou muitos anos para ficar pronta, pois não aceitam nada que fosse diferente de não ter ingredientes sintéticos e petroquímicos, além de ser altamente eficiente e poderosa na limpeza.

“Depois, pensamos na cadeia de produção: seria incoerente criar um produto que enchesse o planeta de mais plásticos”.

Atualmente a YVY conta com 15 funcionários, usando a estrutura da TerpenOil para a produção e embalagem dos produtos, distribuídos para todo o Brasil.

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