Bulher
NotíciasPlástico

Capacitação para transformadores de plástico

Programa de Gestão de Inovação da PICPlast já capacitou mais de 50 empresas

Em abril, o PICPlast, por meio da consultoria Avantec, concluiu a capacitação de alunos do Programa de Gestão de Inovação.

Essa capacitação foi destinada aos transformadores de plástico, e teve duração de cerca de um ano.

A princípio, os alunos tiveram aulas teóricas e módulos práticos para implantação de sistemas de gestão de inovação.

Leia mais:

Sobretudo, o programa já formou mais de 50 empresas, sendo que esta última contou com a participação de 12 empresas.

Uma das empresas foi a Karina Plásticos, situada em Guarulhos (SP), ela é líder no mercado brasileiro de compostos de PVC.

Além de ser especialista na produção de compostos termoplásticos do mercado mundial.

Em suma, foram 12 funcionários das mais diversas áreas da companhia que participaram do treinamento.

Os objetivos do programa 

Para Rafael Alves Carvalho, analista de planejamento financeiro, o objetivo de participar da capacitação era fomentar e incentivar a inovação.

Isso em todos os departamentos da empresa, uma vez que, o tema se desenvolve com maior intensidade no processo fabril e no desenvolvimento de produto.

Segundo Carvalho, durante o curso foi criado o nome Inova-K, assim como desenvolvido uma identidade visual para o grupo.

O analista explica: “Levamos a ideia para a liderança de que para fortalecer a cultura da inovação, seria importante um espaço destinado para trocar ideias.

A partir disso, se criou dois espaços com design arrojado, sendo utilizados para sessão de idealização e brainstorm.

Atualmente, projetos com foco em produtos, melhoria contínua e ciclo de inovação faz parte do grupo.

Carvalho conta que o programa ajudou a ter mais clareza sobre os pilares estratégicos da companhia, que são as pessoas, atendimento, tecnologia e inovação.

O analista afirma: “Fortalecemos nossa atuação e nosso propósito que é estar em todo lugar de forma sustentável e inovadora, transformando a vida das pessoas”.

Estímulo à competitividade no mercado

Manuel Lisboa, consultor da Avantec, destaca que a capacitação é uma forma de ajudar as pessoas a melhorarem sua atuação.

Além disso, estimular a criação de produtos e ideias que vão ampliar a competitividade no mercado.

Lisboa pontua: ” O plástico é um dos materiais mais importantes para o nosso dia a dia. A indústria tem evoluído bastante buscando inovação com foco em uma economia mais sustentável”.

Sobretudo, os temas mais discutidos, principalmente durante o evento de encerramento, envolviam a questão da introdução do plástico dentro da economia circular.

Para Simone Carvalho, que é do comitê técnico do PICPlast, é preciso disseminar os conceitos e aspectos da circularidade do plástico.

Dessa forma, ela acredita alcançar resultados efetivos. Já que a reciclagem é o final da cadeia da economia circular do plástico.

Por fim, ela conclui: “É preciso pensar de forma circular em vários processos, como a produção do produto e a logística. O treinamento foi fundamental para enfatizar esses aspectos.”

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Botão Voltar ao topo