Plastico Brasil
Notícias

Campanha Descarte Certo Tampas de Plástico é a novidade do Simplás na Semana Municipal do Meio Ambiente 2016

Sindicato promoverá disputa entre escolas para coleta e receberá tampinhas da comunidade em geral, entre 2 e 5 de junho. Entidade ainda distribuirá coletores por 70 pontos da cidade

 

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) vai premiar a escola municipal de educação infantil que coletar o maior volume de tampinhas plásticas de refrigerantes e água mineral, produtos de beleza, produtos de limpeza, sucos, leite, isotônicos, iogurtes e de remédios, durante a Semana Municipal do Meio Ambiente. A pesagem está marcada para o dia 2, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), onde será desenvolvida a programação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, de 1o a 5 de junho.

A ação integra um processo de três etapas elaborado e aplicado pelo sindicato em parceria com a Semma e a rede de educação infantil do município. O propósito é turbinar a iniciativa Engenharia Solidária, de acadêmicos e professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que prevê a coleta e venda das tampinhas plásticas para recicladoras, a fim de destinar recursos para a ONG Proteção Animal Caxias (PAC). A entidade cuida do recolhimento e tratamento de animais abandonados, providenciando consultas, castração e tratamento, até a adoção por tutores responsáveis.

“Num primeiro momento, apresentamos a ideia às coordenações das escolas [com apoio da Secretaria Municipal de Educação], que se revelaram extremamente receptivas a estimular nas crianças a ideia de coleta das tampinhas. O segundo passo é o de agora: estaremos com um grande coletor nos Pavilhões da Festa da Uva, entre 1o e 5 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, para receber lá as tampinhas. E, no dia 2, fazer a pesagem para saber qual a escola com melhor desempenho e que será premiada”, explica o presidente do Simplás, Jaime Lorandi.

Mas, mesmo quem não integra o contingente de alunos de educação infantil do município pode participar da campanha Descarte Certo Tampas de Plástico. Aliás, deve. Todas as pessoas que se dirigirem aos Pavilhões da Festa da Uva durante a Semana do Meio Ambiente podem trocar tampas plásticas – dos modelos citados no início do texto – pela chamada Moeda Verde, no estande do Simplás. O câmbio informal e sustentável, por sua vez, servirá para a aquisição de brindes. A operação fica por conta da Semma.

“A terceira etapa da ação ocorre depois de encerrada a Semana do Meio Ambiente. Por meio da campanha Descarte Certo Tampas de Plástico, o Simplás vai distribuir coletores em 70 pontos da cidade. E assim, contribuir para o meio ambiente em duas vias: na reciclagem de material plástico e no recolhimento e tratamento de animais abandonados”, conclui Lorandi.

Tag

Artigos relacionados