Casa / Notícias / Bühler traz inovação para o mercado industrial dos plásticos

Bühler traz inovação para o mercado industrial dos plásticos

Classificar os plásticos tornou-se um processo simples com a selecionadora óptica

Inovar é a palavra que cerca a Bühler, principalmente quando se refere a criação de novas tecnologias capazes de agilizar os processos industriais. As selecionadoras ópticas são uma novidade no catálogo de produtos da empresa. Sua função é fazer a classificação dos plásticos (flakes ou pellets de PET, PP, PE, PEAD, PVC, acrílico, ABS, entre outros) de acordo as cores dos produtos. Elas são totalmente digitais e tem tecnologia própria, utilizada para o reconhecimento, análise e ejeção do produto. O reconhecimento desses produtos é realizado por câmeras com CCD de alta resolução, com o auxílio de computadores que fazem análise das imagens geradas e, consequentemente, a comparação é feita para a conclusão da separação, de acordo as características que são ajustadas pelo operador da máquina.

Indicadas para empresas de reciclagem de plásticos, as selecionadoras ópticas podem ser utilizadas para separação desse material ou para recuperação de matéria-prima de resíduo pós-industrial. Utilizar essa máquina oferece benefícios para a empresa que a adquire, pois ela remove as impurezas dos produtos que são selecionados e, desta forma, contribui para a redução de problemas nas telas de extrusão, além de eliminar os riscos de falhas no momento do sopra de pré-formas, padronizando em lotes de cores os materiais para reciclagem e resíduos de varrição. As selecionadoras ópticas também melhoram o aspecto de cor escura em embalagens que são fabricadas a partir de materiais reciclados, e contribuem para a diminuição de perda financeira, material e retrabalhos.

Economizar financeiramente também é função das selecionadoras ópticas, pois elas recuperam a matéria-prima e proporcionam menor quantidade de retrabalhos. Mas para que ela funcione corretamente, é necessário treinamento para o uso. O treinamento é realizado durante a instalação da máquina pelo operador, e a Bühler oferece cursos para operadores na sua fábrica, que está localizada na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

As selecionadoras ópticas que a Bühler oferece para as empresas

Dispondo de selecionadoras ópticas próprias para o mercado do plástico, como a Sanmak L, a Sanmak B, a SORTEX E1 Polyvision, as máquinas Bühler possuem um sistema de análise mais eficientes que as máquinas convencionais. Com as câmeras de CCD de alta definição elas captam variações de cor, tonalidade e transparência. Além de processar as imagens com agilidade, através de um software dedicado que foi desenvolvido pela própria Bühler. O sistema de rastreamento e autoajuste das selecionadoras ópticas garantem qualidade do início ao fim do ciclo de trabalho – a iluminação fica a serviço de LEDs com alto brilho, sendo mais uniforme e altamente durável. As selecionadoras ópticas também contam com sistema de limpeza automático e inteligente dos visores, que é monitorado pela própria máquina, e que mantém a leitura clara e precisa e, consequentemente, garante qualidade constante aos produtos selecionados.

Estas máquinas possuem um sistema de rastreamento que monitora desde a entrada do produto, o material que é selecionado ou rejeitado e detecta quais elementos estranhos existentes e corrige o que tem necessidade. O sistema de monitoramento remoto diminui os custos de manutenção das máquinas, as válvulas de ejeção compactas trabalham proporcionalmente para produzir materiais de qualidade e ampliar a produtividade e assim diminui as intervenções humanas, gerando mais economia no processo.

Máquinas Bühler garantem a qualidade com triagem nos polímeros

Produzir materiais com as selecionadoras ópticas Bühler é garantia de qualidade. Alguns fatores são evitados quando utiliza-se máquinas para triagem dos polímeros, como entupimento de filtro nas extrusoras, um tempo grande na parada para limpeza – o que pode causar perda de produtividade, a qualidade pode ser comprometida, as lâminas e preformas podem apresentar defeitos e consequentemente causar danos a embalagem final, o produto final apresentar aspecto escuro, perder a transparência e o brilho, o desperdício de materiais e retrabalhos também pode ser evitada. Outros fatores que podem ser evitados com o uso de selecionadoras ópticas Bühler são a perda de credibilidade, de clientes e, por conseguinte, os prejuízos financeiros.

Sobre a Bühler

A Bühler nasceu em 1860 em Uzwil, na Suíça e em 1980 foi a fundação da Sanmak Ltda em Blumenau, Santa Catarina. Trabalhando desde sempre em prol dos seus clientes, oferecendo serviços e produtos de qualidade indiscutível. Em posição de liderança mundial, a empresa se baseia na experiência de 150 anos na transformação de excelentes matérias-primas em produtos finais com alta qualidade e se aperfeiçoa continuamente para atender com excelência todos seus clientes.

Além disso, verifique

Plástico feito com nanofibras de celulose é realização brasileira

Maior facilidade de degradação e menor custo são alguns dos benefícios das nanofibras  Desenvolver um …