A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, iniciou a construção de uma nova planta, dessa vez nos Estados Unidos, para produzir o polímero UTEC. Esse material é 8 vezes mais leve que aço e 10 vezes mais durável que o polietileno de alta densidade (PEAD), sendo indicado para setores como o automotivo e industrial.
Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular (PEUAPM) UTEC é comercializado sob a marca UTEC e foi totalmente desenvolvido pela Braskem. A nova planta permitirá à Braskem atender melhor os seus clientes na América do Norte e também na Europa, através de exportações.
De acordo com a empresa, o polímero UTEC possui excelentes propriedades mecânicas: muita resistência à abração e ao impacto e baixo coeficiente de atrito. Ele também é autolubrificante e tem alta resistência ao peso. É usinável e pode ser aplicado em produtos semiacabados.
A resina UTEC é oito vezes mais leve que o aço e dez vezes mais durável que o polietileno de alta densidade (PEAD). Por isso, pode ser aplicada desde em setores automotivos e de transporte até eletroeletrônicos, fibras e têxteis, industrial e de maquinário pesado, manuseio de materiais, óleo e gás, dutos e mineração, plásticos porosos, recreação e para o consumidor final.