Bulher
Mais LidasNotíciasPlástico

Braskem e DiveDesign se juntam para desenvolver cadeira de rodas canina customizada e impressa em 3D

O desenvolvimento de produto, com filamento inovador de polipropileno (PP), resultou na combinação perfeita para oferecer uma solução leve, durável e feita sob medida

A Braskem, maior produtora de poliolefinas das Américas e líder mundial pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, e a DiveDesign, premiada empresa de design e marketing de produtos, firmaram parceria para desenvolver uma cadeira de rodas canina customizada e impressa em 3D para a cadela “Wobbly Hannah”.

Hannah sofre de uma condição neurológica chamada hipoplasia cerebelar. Isso significa que seu cérebro não se comunica bem com seu corpo com relação a movimentos, equilíbrio e coordenação. Por isso, há um atraso em seus movimentos corporais, e ela precisa de um dispositivo que a auxilie a se locomover. Devido ao tamanho e aos movimentos corporais de Hannah, a maior parte das cadeiras de rodas disponíveis no mercado simplesmente não a atende, pois não conseguem suportá-la de maneira adequada, são grandes demais ou tombam durante o uso.

Cassidy, a tutora de Hannah, cansada de suas opções limitadas, entrou em contato com a DiveDesign para que uma solução melhor fosse criada. “Hannah pesa 29 quilos e não consegue ficar em pé sozinha. Experimentamos diversas cadeiras de rodas customizadas e todas falharam; elas não foram feitas para suportar o peso e a força dela quando tenta se mover. Começamos a nos perguntar se um dia conseguiríamos ter algo feito para ela, que oferecesse o suporte de que ela precisa”.

Cassidy entrou em contato com a DiveDesign pela primeira vez em abril de 2021, para discutirem possíveis alternativas. A empresa trabalhou na criação de conceitos e protótipos de diferentes designs, utilizando softwares de digitalização e design virtual de ponta, bem como o filamento inovador de polipropileno (PP) reforçado com fibra de carbono para impressão 3D da Braskem. A companhia conseguiu desenvolver imprimir uma cadeira de rodas durável e leve para Hannah em menos de quatro meses, tudo a partir de comunicação virtual. Agora, o corpo de Hannah tem o suporte adequado e ela tem total capacidade de viver uma vida ativa e mais saudável, desfrutando com independência da liberdade de realizar atividades com sua família e outros cães.

Jason Vagnozzi, Diretor Comercial de Manufatura Aditiva da Braskem nos Estados Unidos, explica “Quando a DiveDesign compartilhou a oportunidade e vimos Hannah no Instagram, nós nos apaixonamos por ela instantaneamente. De imediato soubemos que ter um material durável e leve seria fundamental para o sucesso do projeto. Nosso polipropileno reforçado com fibra de carbono era a solução perfeita para a cadeira de rodas de Hannah. Ela é uma cadela incrível, e estamos muito felizes em poder ajudá-la a viver uma vida confortável e feliz”.

Alex Tholl, CEO da DiveDesign, conta “Meu parceiro Adam Hecht e eu tivemos muita sorte em termos sido contatados por Jason, da Braskem. Embora nossa equipe tenha extenso conhecimento e experiência em manufatura aditiva, encontrar um material que fosse ideal se tornou um desafio. Jason se juntou ao projeto com o novo CF-PP da Braskem e nos deu a confiança de que precisávamos para fazer isso funcionar para Hannah”.

Para conhecer a história completa de Hannah e a jornada da equipe para desenvolver a cadeira de rodas canina de polipropileno reforçado com fibra de carbono, assista ao vídeo: https://youtu.be/ufzmJvadmv4 

Design sob medida foi premiado

A Braskem e a DiveDesign recentemente venceram o prêmio The Cool Parts Showcase, na categoria Melhor Solução Sob Medida, por seu trabalho com Hannah. Tal qual a premiada série em vídeo The Cool Parts Show, o prêmio destaca soluções inovadoras para o cotidiano, feitas a partir de impressão 3D. As inscrições estavam abertas a qualquer um que produzisse peças a partir de tecnologia aditiva.

Stephanie Hendrixson, coapresentadora do The Cool Parts Show com Peter Zelinski, diz que a resposta ao prêmio por parte dos participantes, das pessoas que votaram e das que compareceram ao evento foi fenomenal. “Mais de 2.500 fãs votaram para eleger nossas peças vencedoras entre os 12 finalistas. Em nome da equipe do The Cool Parts Show, gostaria de agradecer a todos que enviaram suas peças e participaram da votação, bem como parabenizar os criadores das nossas peças vencedoras!”.

Polipropileno reforçado com fibra de carbono

O filamento de polipropileno reforçado com fibra de carbono da Braskem permite aos usuários imprimirem em 3D peças leves e excepcionalmente rígidas para aplicações sofisticadas, nos setores automotivos, aeroespacial, náutico, de artigos esportivos e muito mais. E o melhor de tudo é que o FL00PP-CF é feito 100% com fibra de carbono reciclada, que dá ao produto uma pegada mais sustentável mantendo o desempenho excepcional esperado da fibra de carbono virgem.

Filamento de polipropileno reforçado com fibra de carbono para impressão 3D da Braskem – principais atributos:

  • Conteúdo de fibra de carbono 100% reciclado
  • Alta rigidez e resistência – 6x mais resistente do que os filamentos de PP tradicionais
  • Otimizado para impressão de alta resolução
  • Leveza / baixa densidade
  • Excelente resistência química
  • Baixo encolhimento / empenamento
  • Alta impermeabilidade – não absorve umidade, não necessita de secagem

O filamento de polipropileno reforçado com fibra de carbono da Braskem foi desenvolvido para utilização em aplicações de impressão 3D industriais e individuais, sendo uma ótima escolha para processos rápidos de prototipação, design customizado de produtos, fabricação de produtos leves, otimização de geometrias e design de peças de reposição.

Os filamentos de polipropileno reforçados com fibra de carbono da Braskem estão disponíveis nos diâmetros 1,75 mm e 2,85 mm para atender a uma grande variedade de aplicações de impressão 3D e podem ser adquiridos on-line. Para mais informações sobre o portfólio de manufatura aditiva da Braskem, incluindo filamentos, pós para fabricação de filamentos fundidos (FFF), Sinterização Seletiva a Laser (SLS) e extrusão de pellets em alta velocidade, visite https://www.braskem.com/usa/3d-printing .

Sobre a DiveDesign

A DiveDesign é uma premiada agência de design industrial que permite que companhias de tecnologia de manufatura de adição contem histórias incríveis ao identificarem oportunidades de mercado para novas soluções. São um time pequeno e coeso de designers e engenheiros localizados na pequena cidade de Boonton, estado de New Jersey (EUA), próxima da cidade de Nova York.

Sobre o The Cool Parts Show

The Cool Parts Show é uma série em vídeo da revista Additive Manufacturing. Apresentado pelo editor-chefe Peter Zelinski e pela editora Stephanie Hendrixson, cada episódio é centrado em uma peça interessante impressa em 3D para explorar como ela foi feita e o que revela sobre as possibilidades da manufatura aditiva.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.jsnew RDStationForms(‘falar-com-especialista-6d1c8af515f0a363e2c6′,’UA-181046827-1’).createForm();

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo