Super Finishing
NotíciasPlástico

Braskem e Condor desenvolvem kit de pintura em parceria

Plástico utilizado é reciclado de baldes de tintas utilizados pelos mercados de gráficas e demarcação viária

A plataforma Wecycle, uma realização da Braskem, tem o objetivo de promover iniciativas de valorização da cadeia de reciclagem de resíduos plásticos e, para dar mais um passo com a utilização de sua inovação, a petroquímica se uniu à empresa Condor, fabricante de materiais para pintura imobiliária e outros produtos, para desenvolver o ‘Kit Sustentável Especial’, voltado para pintura, com a utilização de plástico pós-consumo.

Esse kit se trata do primeiro produto proveniente do reaproveitamento de embalagens plásticas de tintas gráficas e demarcação viária e é indicado para pinturas de paredes, superfícies lisas e acabamentos, além de ser composto por uma bandeja, um pincel, dois rolos e um suporte para fixação dos mesmos.

Essa parceria foi idealizada após um estudo realizado pela Braskem, que identificou no mercado a necessidade de empresas fabricantes de tintas e gráficas em encontrar uma destinação adequada para as embalagens que são descartadas diariamente, através de promover o reaproveitamento do material a um custo competitivo. Com isso, através da Wecycle, as embalagens descartadas passaram a ser coletadas para a reciclagem e, em seguida, há produção de resina de polipropileno pós-consumo.

A Braskem coleta, hoje em dia, cerca de cinco mil embalagens mensalmente, que são descartadas por empresas do segmento de tintas, mas tem a expectativa de duplicar a quantidade ainda neste ano. Com o que é coletado, a companhia fornece, por mês, duas toneladas de resina de polipropileno pós-consumo à Condor, e pode aumentar este volume de acordo com a demanda da empresa e com a contribuição das organizações.

Daniel Coutinho, coordenador de Marketing da Condor Pincéis, diz que “a Condor é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e quer ajudar a amenizar o efeito do descarte incorreto de materiais. Por este motivo firmamos parceria com a Braskem. A cada mês recebemos cerca de duas toneladas de resinas, que são geradas a partir de cinco mil baldes utilizados em demarcações viárias e gráficas na região sul e sudeste. Com este material, é possível produzir até seis mil kits de pinturas por mês”.

Com a plataforma Wecycle, que foi criada em 2015, a Braskem tem o objetivo de fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribui com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente. Essa iniciativa já trouxe resultados importantes, como parceria com diversas instituições para desenvolver produtos, soluções e processos ligados ao reaproveitamento do plástico.

O diretor do Negócio de Polipropileno da Braskem, Roger Marchioni, diz que “a Braskem se preocupa em criar soluções inovadoras para promover o desenvolvimento sustentável e atender às demandas de nossos clientes e da sociedade. A parceria com a Condor é um exemplo disso. Ao estudar o mercado, conseguimos propor uma solução para um dos desafios do setor e ainda criar um produto sustentável, fechando o ciclo. Iniciativas como esta reforçam o nosso compromisso com a economia circular”.

Tag

Artigos relacionados