Super Finishing
Notícias

Brasil recicla 20% do plástico pós-consumo

A porcentagem parece baixa, mas ela está bem próxima à média da União Europeia (26%). Para que aumente, no entanto, é necessário haver mais envolvimento governamental como, por exemplo, a iniciativa de instalar equipamentos para coletas de cartões plásticos nos ministérios, que está ocorrendo atualmente.

A reciclagem no Brasil vem crescendo e há potencial para aumentar ainda mais. Hoje, o país recicla em torno de 20% do plástico pós-consumo. Apesar de significativo, esse número pode aumentar a partir do incentivo à coleta seletiva.

A União Europeia, por exemplo, tem muito mais iniciativas de incentivo à reciclagem.  Na Alemanha, todas as garrafas PET devolvidas após o uso são ressarcidas com descontos na compra de outras garrafas cheias, o que faz com que a maioria das pessoas não jogue as garrafas no lixo, mas sim busquem um ponto de coleta.

Iniciativas como essas poderiam ser incentivadas em território nacional, mas demandaria parceria entre a rede de supermercados e estabelecimentos, a indústria de garrafa PET e o governo.

Para dar um gás nessas iniciativas de reciclagem, no entanto, é preciso ir além das garrafas PET. Um exemplo é a instalação de equipamentos para coleta de cartões plásticos nos ministérios e órgãos federais.

A primeira edição da campanha teve duração de seis meses e coletou e reciclou cerca de 15 mil cartões de plástico, o que é um resultado bastante significativo, considerando-se que trata-se de uma campanha inédita para este tipo de produto e com caráter educacional.

Tag

Artigos relacionados