Banner Diamante Plástico 24 horas
EconomiaIndústriaNotícias

Brasil é o segundo maior destino de investimentos estrangeiros

O Brasil se destacou como o segundo maior receptor de investimentos estrangeiros diretos em 2023. Leonardo Grisotto, cofundador da boutique de M&A Zaxo, observa que setores como agronegócio, infraestrutura e indústria farmacêutica são os principais alvos desses investimentos

Brasil é o segundo maior destino de investimentos estrangeiros

De acordo com os dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil se tornou o segundo país do mundo a receber mais investimentos estrangeiros diretos. Em 2023, o país atraiu US$64 bilhões (aproximadamente R$ 351,36 bilhões) em investimentos, incluindo M&A, ou seja, fusões e aquisições.

Diante disso, Leonardo Grisotto, consultor empresarial e cofundador da Zaxo, boutique especializada em M&A, destaca o interesse das corporações dos Estados Unidos e da China no mercado brasileiro.

Leia mais:

Assim, ele observa que mesmo com a instabilidade global devido a conflitos bélicos, o mercado internacional de M&A continua aquecido. 

Nesse sentido, Grisotto aponta: “O Brasil é um mercado em potencial. Isso desperta o interesse de corporações desses dois atores geopolíticos, Estados Unidos e China. A tendência é a de se intensificarem movimentos de empresas norte-americanas e chinesas por fusões e aquisições”. 

A análise aponta, ainda, os setores de agronegócio, infraestrutura, incluindo construção civil, saneamento básico e concessionárias de serviços públicos, e indústrias farmacêuticas como os principais alvos desses investimentos.

A consultoria PwC Brasil, em relatório divulgado em março, prevê um crescimento das fusões e aquisições no país em 2024, superando os números de 2023. Apenas em janeiro deste ano, registraram 85 fusões e aquisições pela PwC Brasil. Outro levantamento da M&A Community identificou 63 transações entre 20 de março e 3 de abril de 2023.

Desse modo, com o crescente interesse de investidores estrangeiros, o Brasil se posiciona como um mercado atrativo para fusões e aquisições. Impulsionado por setores estratégicos e assessorias especializadas que facilitam esses processos.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo