mc components muck maq
AutomaçãoEmpresaNotíciasPlástico

Aumento da capacidade produtiva de bag-in-box com investimento em coextrusora

Embaquim além de horizontar a sua produção, ganha eficiência ao produzir seus próprios filmes barreira

A nova coextrusora Carnevalli, já está em funcionamento na fábrica da Embaquim, em São Bernardo do Campo, São Paulo. A coextrusora permite produzir filmes a partir de um mix de PE (polietileno), com materiais de alta barreira, como o nylon e o EVOH. A Embaquim é pioneira na produção de sistema de embalagem bag-in-box no Brasil.

A nova “coex”, garante mais flexibilidade e maior qualidade aos filmes barreira. “Outra vantagem é que passamos a produzir nossos próprios filmes coextrusados, que antes eram comprados de fornecedores externos. Com isso, aumentamos a competitividade e a agilidade em atender ao mercado”, explica Renata Canteiro, diretora da Embaquim.

A nova coextrusora possui a capacidade para produzir 50 toneladas/mês de filmes com 05 camadas. O equipamento também garante um aumento de 15% na capacidade produtiva total de filmes da Embaquim. Hoje a empresa, dispõe de cinco extrusoras em sua planta.

Segundo Renata Canteiro, a coextrusora irá permitir atender com mais agilidade os mercados que a Embaquim já se destaca como fornecedora de embalagens, como alimentos, bebidas, cosméticos, químicos, farmacêuticos e agrícolas, além dos mercados tradicionais. “O importante é garantir para o cliente que a partir de agora, estamos á frente de todas as etapadas de produção do sistema bag-in-box, inclusive do filme coextrusado”, destaca ela.

Os novos filmes coex da Embaquim estão sendo submetidos a rigorosos testes de validação, internos e externos, para determinar a sua adequação aos requisitos especificados. Testes de validação cracking, pressão, resistência química e microscopia estão em andamento com resultados extremamente satisfatórios até o momento.

Últimos testes estão sendo feitos no CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagem de Alimentos), para garantir que os novos filmes coex atendam às exigências de barreira a oxigênio e a umidade, que são os grandes diferenciais da estrutura barreira quando comparada ao filme monocamada PE.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link