Casa / Notícias / Aplicativo estimula a reciclagem

Aplicativo estimula a reciclagem

O universo da reciclagem de plásticos também já virou high-tech. A exemplo de aplicativos gratuitos mais usados, como os de mensagens instantâneas ou de bancos on-line.

O “Reciclagem de Plásticos” veio para ficar. Com o aplicativo para celular, tantos catadores de materiais recicláveis como qualquer cidadão, localiza de onde estiver 1.936 pontos de entrega voluntária (PEVs), em 61 cidades, de 20 estados do país, com toda rapidez, segurança e praticidade.

O “Reciclagem de Plásticos” é uma inovação no setor de reciclagem e está disponível gratuitamente para Android e IOS. O aplicativo é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), idealizado pela Braskem – maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e faz parte do projeto para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis.

Ao acessar o aplicativo o usuário preenche sua localização e os pontos mais próximos de reciclagem são indicados, com os tipos de materiais plásticos recolhidos naquela unidade. Caso o usuário não conheça o tipo de plástico que deseja encaminhar para a reciclagem, é possível identificar tipos de plástico – PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS entre outros –, no próprio aplicativo e todas as pesquisas ficam gravadas no histórico. Se o usuário quiser se aprofundar no assunto é possível redirecionamento para site da ABIPLAST, com informações gerais sobre o plástico.

A assessora técnica da ABIPLAST, Simone Carvalho Levorato Fraga, vê o uso do aplicativo de reciclagem de plásticos como algo natural, já que “hoje em dia a maioria das pessoas vive com o celular na mão e, por isso, o uso deste aplicativo tende a ser incentivado cada vez mais”.

Nesse sentido, a tecnologia ajuda síndicos, zeladores, catadores e moradores das cidades brasileiras a se tornarem cada vez mais conscientes de que o plástico é 100% reciclável e que o consumidor é parte fundamental para a sustentabilidade dos materiais plásticos ao separar seus resíduos recicláveis e levá-los a um ponto de entrega voluntária, sendo posteriormente levados aos pontos de reciclagem corretos indicados pelo aplicativo “Reciclagem de Plásticos”.

Fonte: Plástico Transforma.

Além disso, verifique

Somente 9% do plástico produzido pela humanidade foi reciclado

Cientistas calcularam que 8,3 bilhões de toneladas foram fabricadas de 1950 a 2015; 79% do …