Aplicações do plástico: você sabe o que pode ser feito com o PU?
Conhecer um pouco mais sobre as aplicações da resina plástica no nosso cotidiano é sempre importante para compreender a importância e versatilidade desse material. No caso da resina PU, você tem ideia de quantas aplicações ele tem?
Mais uma aplicação de resina plástica que é quase imperceptível é a do poliuretano. Ele é usado na espuma do colchão! Imagina só, nós dormimos todos os dias nesse material e nem percebemos que é um plástico!
Poliuretano (denominado pela sigla PU) é amplamente usado em espumas rígidas e flexíveis, em elastômeros duráveis e em adesivos de alto desempenho, em selantes, em fibras, vedações, gaxetas, preservativos, carpetes, peças de plástico rígido e tintas.
O plástico como um todo é um material versátil, 100% reciclável e que se adapta ao uso mais necessário para cada segmento. É importante ressaltar, ainda, que existem vários tipos de materiais plásticos, como o PVC, PEBD, PET, PEAD e tantos outros.
Conheça as aplicações:
– Verniz;
– Cola;
– Pneus;
– Mobílias: o poliuretano também é usado na fabricação de cantos macios para mobílias tais como mesas e painéis, dando-lhes um ar de elegância, durabilidade e prevenindo acidentes.
– Colchões;
– Assentos de automóveis: as espumas poliuretânicas flexíveis e semi-flexíveis são amplamente utilizadas nos componentes do interior de automóveis: nos assentos, no apoio de cabeça, no descanso de braços, no revestimento do teto e no painel de instrumentos;
– Preservativos;
– Calçados;
– Refrigeração: Em sistemas de isolamento térmico como expositores refrigerados, tubulações de cobre e termo painéis para câmaras frigoríficas.