Casa / Notícias / Aplicações do plástico: você sabe o que pode ser feito com o PS?

Aplicações do plástico: você sabe o que pode ser feito com o PS?

Conhecer um pouco mais sobre as aplicações da resina plástica no nosso cotidiano é sempre importante para compreender a importância e versatilidade desse material. No caso da resina PS, você tem ideia de quantas aplicações ela tem?

 

Transparente, a resina PS (poliestireno) faz material de escritório, copos e plásticos descartáveis e até o famoso isopor! Também é um material muito aplicado no dia a dia, mas que a maioria das pessoas sequer pensa a respeito enquanto está usado.

O poliestireno é um homopolímero resultante a polimerização do monômero de estireno. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa. É a matéria-prima dos copos descartáveis, de lacres de barris de chope e de várias outras peças de uso doméstico, além de embalagens.

Conheça os tipos de PS:

  • PS cristal: duro, com brilho e elevado índice de refração. Usado em artigos de baixo custo, como copos descartáveis.
  • PS resistente ao calor: ideal para confecção de peças de máquinas ou automóveis, gabinetes de rádios e TV, grades de ar condicionado, peças internas e externas de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, circuladores de ar, ventiladores e exaustores.
  • PS de alto impacto: contém de 5 a 10% de elastômero (borracha), que é incorporado através de mistura mecânica ou diretamente no processo de polimerização através de enxerto na cadeia polimérica. Muito usado na fabricação de utensílios domésticos (gavetas de geladeira) e brinquedos.
  • PS expandido: espuma semirrígida com marca comercial Isopor®.

 

Aplicações do PS:

  • Na forma expandida é amplamente utilizado na indústria de embalagens.
  • No campo do isolamento térmico, tradicionalmente garrafas e caixas térmicas.
  •  No aeromodelismo é usado na confecção asas, profundores/ estabilizadores, lemes e outros elementos aerodinâmicos com a vantagem da precisão e baixo peso e baixo valor comercial.

Saiba mais sobre resinas plásticas

O plástico como um todo é um material versátil, 100% reciclável e que se adapta ao uso mais necessário para cada segmento. É importante ressaltar, ainda, que existem vários tipos de materiais plásticos, como o PVC, PEBD, PET, PEAD e tantos outros.

Além disso, verifique

Impressoras 3D reduzem custos de empresas

Apesar de ser benefício, preço dos equipamentos é entrave, pois podem chegar até 7 milhões …