Casa / Notícias / Aplicações do plástico: você sabe o que pode ser feito com o ABS?

Aplicações do plástico: você sabe o que pode ser feito com o ABS?

Conhecer um pouco mais sobre as aplicações da resina plástica no nosso cotidiano é sempre importante para compreender a importância e versatilidade desse material. No caso da resina ABS, você tem ideia de quantas aplicações ele tem?

 

Sabe o tal “freio ABS” tão citado nas propagandas da indústria automobilística? Pois é, ele é composto de resina plástica! Essa resina também faz retrovisor, painel de veículos e carcaças de eletrodomésticos!

O ABS é um copolímero derivado dos três monômeros acima indicados: acrilonitrila, butadieno e estireno.

O ABS, embora muito tenaz, duro e rígido, possui resistência química aceitável, baixo índice de absorção de água e, portanto, bastante estabilidade dimensional. Além disso, apresenta ainda alta resistência à abrasão. E algumas das suas composições são facilmente submetidas à galvanoplastia. Fisicamente, é um material leve, fácil de moldar, mas ainda assim resistente, oferecendo um bom equilíbrio entre resistência à tração, ao impacto e à abrasão, dureza superficial, rigidez, resistência ao calor, resistência química e características eléctricas e mantém as suas propriedades em baixas temperaturas.

 

Aplicação

Filamentos para impressoras 3D, produção de tubulações, injeção de moldes e caixas de cosméticos;

– Tacos de golfe, produção de peças de Lego e na confecção de flautas doces e clarinetes;

– Na produção de estruturas de impressora do computador, telefones, máquinas calculadoras, ventoinhas elétricas, invólucro e moldura frontal de aparelhos de televisão, máquinas de jogos, partes de aspiradores, aparelhos de ar condicionado, invólucros de eletrodomésticos e outros dispositivos elétricos;

– Construção de móveis, juntas de acabamento em móveis e ligação de painéis;

– Réplicas de armas do airsoft e capacetes de segurança.

 

Curiosidade

A produção de 1 kg de ABS requer o equivalente a cerca de 2 kg de petróleo para as matérias-primas e energia gasta na produção do plástico. Uma das vantagens deste plástico é que se permite à reciclagem. Embora o custo de produção do ABS renda o dobro do custo de produção do poliestireno, este copolímero é preferido para muitas aplicações pela sua dureza, brilho, flexibilidade e propriedades de isolante elétrico.

 

Saiba mais sobre resinas plásticas

O plástico como um todo é um material versátil, 100% reciclável e que se adapta ao uso mais necessário para cada segmento. É importante ressaltar, ainda, que existem vários tipos de materiais plásticos, como o PVC, PEBD, PET, PEAD e tantos outros.

Além disso, verifique

Impressoras 3D reduzem custos de empresas

Apesar de ser benefício, preço dos equipamentos é entrave, pois podem chegar até 7 milhões …