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ADIRPLAST: conduta ética para progresso no mercado do plástico

O código de conduta ética tem 10 pontos e reforçam o compromisso da entidade e seus associados em estabelecer relações comerciais transparentes no mercado

A ADIRPLAST e suas empresas associadas reiteraram seu compromisso com a conduta ética nas relações com clientes, fornecedores e parceiros de negócios por meio do estabelecimento de princípios éticos. 

Isso vem de encontro a campanha #EuTenhoÉtica, lançada pela entidade recentemente.

A princípio, o documento foi redigido em conjunto pelas empresas associadas e tem como objetivo reforçar os ideais sustentados pela campanha, que é de incentivar a postura correta e responsável adotada no mercado de plástico.

Na conduta ética, é abordado 10 pontos distintos, entre eles, integridade, qualidade, justiça, sustentabilidade, conformidade legal, entre outros. 

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Segundo Laercio Gonçalves, presidente da ADIRPLAST, a ética nos negócios é fundamental para garantir que todas as operações dos associados estejam alinhadas a princípios essenciais como honestidade, integridade e responsabilidade. 

Já que esses valores são essenciais para conduzir os negócios com integridade e promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Para James Tavares, da SM Resinas e diretor da entidade, a campanha #EuTenhoÉtica tem como principal objetivo conscientizar e sensibilizar as empresas e os profissionais do setor.

Isto é, reforçando a importância de atuar de acordo com princípios éticos na condução dos seus negócios no setor plástico brasileiro e na sociedade como um todo.

Nesse sentido, diz Tavares, ter um documento que alinhasse essa filosofia de negócio com a prática cotidiana das empresas que atuam no setor pareceu um passo natural do processo de conscientização da postura ética defendida pela ADIRPLAST. 

conduta ética

Medida além do objetivo financeiro

Roberto Fortes, da NovaTIV, e um dos idealizadores do texto, ressalta também que a conduta ética no exercício das operações vai além do objetivo financeiro.

Isso porque, para ele, o texto busca contribuir com a geração de empregos e o compartilhamento dos recursos gerados para beneficiar a sociedade, por meio do cumprimento das obrigações fiscais e do respeito às leis do país. 

Ele destaca: “Defendemos através da campanha #EuTenhoÉtica que as empresas precisam agir em total conformidade com as leis e regulamentações. Assim, evitando práticas que coíbem a transparência e a integridade em todas as interações com as demais partes ou empresas interessadas”. 

E ainda ressalta que algumas ações ilegais, que podem parecer benéficas a curto prazo, são na verdade armadilhas que colocam em risco não apenas a empresa que age de forma oportunista, mas todo o setor do plástico, além da sociedade como um todo.

Os princípios Éticos ADIRPLAST

  • Integridade: Agir com honestidade, transparência e responsabilidade em todas as transações comerciais do setor de distribuição;
  • Respeito e Justiça: Tratar todos os clientes, fornecedores e parceiros de negócios com respeito e dignidade, independentemente de sua posição ou origem;
  • Qualidade: Fornecer produtos e serviços de qualidade adequada, com documentação fidedigna e rastreável, que atendam aos padrões de segurança e às expectativas dos clientes;
  • Sustentabilidade: Promover práticas comerciais sustentáveis, considerando o impacto ambiental e social das operações;
  • Conformidade legal: Cumprir todas as leis e regulamentações aplicáveis ao setor de plástico, com destaque para a legislação fiscal e tributária;
  • Conformidade de produto: Definir a origem e NCM adequados para a correta apuração dos impostos incidentes na entrada (compra) e na saída (venda).
  • Responsabilidade social: Contribuir para o bem-estar da comunidade e adotar iniciativas que tenham um impacto positivo na sociedade.
  • Transparência: Fornecer informações claras e precisas sobre produtos, preços e condições de venda, para que os clientes possam tomar decisões conscientes;
  • Confiabilidade: Cumprir compromissos e prazos acordados, garantindo confiabilidade e credibilidade nos negócios;
  • Ética nas relações comerciais: Evitar práticas desleais ou antiéticas, como suborno, corrupção ou revenda desleal;

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