Super Finishing
Notícias

Adidas tem no mercado tênis feito de plástico retirado dos oceanos

Sustentabilidade e moda se uniram para a proteção do meio ambiente

O plástico é um material utilizado em todas as áreas atualmente, seja alimentícia, automobilística, agricultura, eletroeletrônica, construção civil, saúde, entre diversas outras, ele está presente, pois contribui para o desenvolvimento social, econômico e científico, além de ter excelente relação custo-benefício.

A sua utilização é fundamental nos dias atuais, pois desde que o plástico entrou para a vida humana, diversas coisas foram modificadas para melhor e ambientes mais seguros foram criados. Entretanto, o seu descarte não tem sido realizado de maneira correta e tem afetado de forma direta o meio ambiente, o que vem preocupando de maneira excessiva diversas organizações.

Organizações especializadas contabilizam que, cerca de oito milhões de toneladas de lixo plástico sejam descartadas de maneira incorreta no meio ambiente, e vão parar nos oceanos todos os anos. Governos, empresas, instituições, ONGS, entre outros especialistas e voluntários já trabalham para tentar limitar essa contaminação, seja através de proibições de sacolas plásticas ou incentivo à busca de embalagens com novos materiais.

Ao identificar a necessidade de retirar todo esse plástico e destiná-lo corretamente, a Adidas lançou em 2017, um modelo de tênis fabricado a partir dos plásticos que são retirados dos oceanos. O que era para ser apenas uma linha promocional, com o objetivo principal de conscientizar o mundo sobre o perigo do plástico nos mares, se tornou em um sucesso de vendas e ganhou atenção do público.

Em entrevista à CNBC, o CEO da Adidas, Kasper Rorsted, anunciou que a empresa chegou a marca de um milhão de pares vendidos do modelo, até o final de 2017. No total, a marca alemã realizou o lançamento de três versões de seu clássico sapato esportivo Ultraboost com plástico recolhido dos oceanos. O modelo sustentável foi realizado por meio de uma parceria com a ONG Parley for the Oceans e, inicialmente a produção era de somente sete mil pares.

A proporção que ganhou foi imensa, e contribui para a geração de rendas e lucro para a empresa, com o meio ambiente, pois são retiradas toneladas de material plástico dos mares que tem direcionamento e utilização mais assertiva. Cada par reutiliza material suficiente para 11 garrafas, de acordo com a CNBC.

O modelo, com design inspirado nas ondas do mar, é formado por 95% de plástico retirado dos oceanos, e 5% é de poliéster reciclado. O material é similar ao que é usado na confecção dos uniformes dos times Bayern de Munique e Real Madrid.

No Brasil, é possível encontrar um tênis feito a partir da mesma tecnologia, mas na linha fashion da marca. O modelo EQT Parley Adidas Originals foi lançado em outubro do ano passado, com um custo médio de R$ 700 e, atualmente, está sendo vendido por cerca de R$ 530.

Essa iniciativa da Adidas é uma forma sustentável, que contribui para a conservação e preservação do ecossistema, além de gerar lucros e girar o capital no mercado que tem visado a sustentabilidade.

Tag

Artigos relacionados