Bulher
EmbalagemEmpresaNotíciasPlástico

A verticalização de armazenagem na indústria

A verticalização do armazenamento pode trazer benefícios para a indústria, como otimização na logística interna e melhora no setup

Uma empresa precisa estar sempre atenta as oportunidades que são capazes de deixá-la mais eficiente, e isso não se conecta apenas a linha de montagem ou a lista de fornecedores; é muito importante que o estoque e armazenagem sejam projetados de maneira que tornem eficazes e práticos. Neste caso, a verticalização de estoque pode ajudar.

Um dos principais desafios dos ambientes logísticos é adequar o espaço disponível com o volume de produtos/materiais a serem armazenados, quanto maior o crescimento de uma empresa, maior será sua necessidade de armazenamento, mas nem sempre o armazém poderá ser ampliado, é nesse ponto que a verticalização de estoque se torna uma alternativa positiva.

A verticalização do estoque tem uma importância fundamental para a eficiência do armazenamento, se o estoque é horizontalizado, é possível guardar apenas um item em cada local, o que deixa manobras internas no galpão complicadas.

O estoque verticalizado, possibilita empilhar itens ou ter uma operação mista em um lugar só, com mais produtos sendo armazenados em menor área, há ganho de espaço, organização e economia de investimentos em expansão, o que reflete nas atividades econômicas da organização, que pode destinar verbas extras para o desenvolvimento de novos setores.

Com a verticalização dos armazéns, pode-se aproveitar melhor o espaço disponível e economizar tempo, otimizando o processo logístico de movimentação e armazenagem de materiais.

Na indústria do plástico, a verticalização é utilizada com a prateleira industrial para moldes, componentes, estampos e sacaria, além de vários outros produtos. No primeiro momento libera espaço para novas máquinas ou produtos, com consequência, melhora substancialmente a logística interna e o set-up, otimizando a troca de moldes e ferramentas.

Além disso, a prateleira possui um aspecto de segurança e ergonomia envolvido, em muitas empresas as áreas de saúde e segurança do trabalho exigem esse equipamento para preservar a integridade de seus trabalhadores. É ideal para armazenar moldes verticalmente, passando-as da armazenagem à movimentação, preservando a integridade dos moldes e permitindo uma maior organização do estoque.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Seja bem-vindo ao maior Portal do Plástico da América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
close-link
close-link