Paixão por Transformar Braskem
NotíciasPlástico

A Impressão 3D é o caminho para o futuro?

Durante o mês de julho trouxemos matérias importantes e diferenciadas sobre a Automação Industrial e como ela já faz parte de alguns setores nas indústrias. Os meses temáticos são de extrema importância para garantir que todo o mercado entenda e fique por dentro de todo os assuntos que estão acontecendo em seu segmento.

Para o nosso mês de agosto iremos trazer o tema Impressão 3D e os desafios que ela traz consigo e para a indústria.

A Impressão 3D surgiu com Chuck Hull em 1984, sendo uma tecnologia de fabricação aditiva para produzir o material de forma mais rápida, mais poderosa e mais fácil de se usar.

A impressão 3D é feita com plástico, e hoje em dia, muitos dizem que o vilão do mundo é o plástico.

A impressão 3D pode imprimir desde alimentos, brinquedos, roupas, peças para indústrias até casas. Mas uma novidade que faz da impressão 3D uma ótima aliada para o futuro, é que ela também pode imprimir próteses humanas e animais que salvam vidas.

Uma das grandes vantagens da impressão 3D é que se imprime peças complexas de uma vez só, com a quantidade exata de matéria-prima, além da alta precisão no design. Outra vantagem da impressão 3D é que os materiais podem ser coloridos na própria bandeja de impressão, o que diminui o processo manual.

Ao longo do mês vamos mostrar soluções que podem ser aplicadas, e que geram um bom retorno, mostrando que a impressão 3D é uma aliada para o futuro e para as indústrias.

Já é possível criar próteses mais baratas com a técnica de impressão 3D, ficando bem mais fácil construir e adaptar o modelo á necessidade de cada paciente. Outra aplicação recente e inovadora da impressão 3D é que uma jovem recebeu um implante de crânio através da impressora. Esses procedimentos na medicina são feitos geralmente com diferentes composições de plástico, o que faz com que ele seja repensado em ser o vilão do mundo, e faz com que ele seja um aliado para as pessoas e favorece essas indústrias.

A impressão 3D pode ajudar pessoas que sofreram queimaduras ou doenças de pele, que não irão mais precisar retirar tecidos de outras partes do corpo, pois já existem estudos para imprimir células epiteliais.

A impressão 3D revolucionou as indústrias, pois ela diminui tempo e custo de produção em larga escala, e o que se espera é que nos próximos anos essa tecnologia revolucione definitivamente as indústrias com os processos mais práticos, baratos e inteligentes.

Vamos trazer matérias que comprovam que o plástico pode ajudar a salvar vidas através da impressão 3D, além de mostrar que a impressão 3D vai mudar o mundo das indústrias, diminuindo o espaço que as máquinas ocupam e imprimindo peças mais realistas.

Quer ficar por dentro de tudo o que publicarmos durante o mês de agosto sobre impressão 3D? Deixe seu e-mail no formulário abaixo e se inscreva para receber em primeira mão.

Tem alguma sugestão de pauta que vale a pena? Escreva para redaçã[email protected]

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo