A importância do Business Intelligence na indústria plástica
As indústrias de manufatura estão em meio a uma transformação significativa, frequentemente referida como a “nova revolução industrial” ou Indústria 4.0. Nesse novo cenário, a digitalização de processos, o uso de Big Data e as crescentes expectativas dos consumidores têm gerado um aumento nos investimentos em soluções de Business Intelligence (BI) no setor plástico.

Sendo assim, a Business Intelligence se caracteriza como um conjunto de ferramentas, tecnologias e práticas que visa coletar, integrar, analisar e apresentar os dados de uma organização. A integração de informações oferece uma nova abordagem para a criação de estratégias empresariais, permitindo que as empresas extraiam e processem dados para obter insights valiosos sobre o mercado.
Leia mais:
- Novo plástico sustentável, cadeira feita de plástico e uso do plástico na indústria automotiva
- Aumento de reciclagem em 250%, laboratório de Manaus estimula educação ambiental e plástico sem carbono
- Fungos degradam plástico nos oceanos, PepsiCo e Eureciclo apoiam reciclagem de embalagens longa-vida e Shein investe em reciclagem
Contudo, esse processo vai além de facilitar a tomada de decisões mais eficazes. Isso porque ele também proporciona uma vantagem competitiva ao oferecer insights sobre como desenvolver estratégias de marketing. Bem como ajuda a identificar oportunidades de mercado, acompanhar tendências de consumo e explorar potenciais clientes.
A princípio, o Business Intelligence visa simplificar o trabalho de pesquisa, integração e consulta de dados. Essas informações fundamentam decisões estratégicas, como no caso de uma indústria que busca aprimorar a gestão de sua cadeia de suprimentos ao identificar atrasos no fluxo de produção.
A vantagem competitiva do Business Intelligence na indústria
Os dados coletados vêm de uma variedade de sistemas e formatos, incluindo informações geradas por maquinário, dados relacionados a suprimentos, custos, relacionamento com clientes, sistemas financeiros e variações do mercado.

No entanto, vale entender a diferença entre dados brutos e informações acionáveis — uma diferença que o Business Intelligence se propõe a eliminar.
Assim, gerir grandes volumes de dados representa um desafio para qualquer empresa. Ainda, essa complexidade aumenta em setores com múltiplas linhas de produtos e uma extensa base de clientes e fornecedores.
Para empresários que buscam inovação e melhorias em seus processos de decisão, a implementação do Business Intelligence na indústria do plástico surge como uma solução promissora.
Por meio de uma gestão de dados mais eficiente, as organizações cultivam uma cultura orientada à análise. Assim, a indústria plástica estará melhor equipada para aprimorar seu desempenho, promover inovações, transformar processos e oferecer insights valiosos sobre estratégias e oportunidades de mercado.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.