A importância da manutenção de equipamentos na indústria
Garantir a manutenção de equipamentos é vital na indústria, pois, além de manter as máquinas em operação, também é uma medida de segurança para os colaboradores e para a preservação da eficiência nos processos de produção
A importância da manutenção de equipamentos na indústria
A manutenção de equipamentos, uma das práticas mais essenciais na indústria, garante o bom funcionamento das máquinas, mas principalmente para assegurar a segurança dos trabalhadores e a integridade dos processos produtivos. Em muitos setores, como na construção civil e nas indústrias de alimentos, plásticos e higiene pessoal, o uso de equipamentos de precisão é indispensável.
Equipamentos que não estão devidamente calibrados geram falhas que resultam em acidentes graves, e, em alguns casos, fatais.
Leia mais:
Sendo assim, a calibração se mostra como um dos instrumentos de grande importância na manutenção. Isso porque equipamentos calibrados asseguram que a pressão e a temperatura estejam dentro dos parâmetros adequados. Caso este aspecto não esteja alinhado, o risco de falhas aumenta.
Além da calibração, a manutenção também inclui ajustes dimensionais de equipamentos, como a medição de tamanho, largura e volume. Para assim, garantir que todos os componentes estejam operando corretamente.
Nesse sentido, a importância da manutenção vai além da simples preservação de equipamentos, mas ela também evita a ocorrência de acidentes que podem colocar vidas em risco. Afinal, indústrias que lidam com produtos como alimentos ou produtos químicos, a falta de manutenção pode levar à contaminação ou falhas no processo de produção. Equipamentos como fornos, canhões, geradores de energia, circuitos industriais e cilindros precisam de manutenção regular para garantir que continuem funcionando corretamente.
Assim, a falta de manutenção acarreta consequências graves para as empresas. As autoridades podem multar, paralisar as operações ou até mesmo processar legalmente aquelas que não cumprem as normas. Por isso, as empresas que investem em manutenção preventiva e corretiva, conseguem garantir a segurança e a continuidade das operações.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.