Confiança da indústria brasileira recua em julho, com 21 dos 29 setores em queda, segundo CNI. Efeitos do tarifaço ainda não foram captados
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou os Resultados Setoriais do ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), e de acordo com o levantamento da Confederação o início do segundo semestre de 2025 permanece sem confiança.

Assim, 21 dos 29 setores industriais analisados registraram queda de confiança em julho. Este resultado ainda não considera os efeitos do tarifaço.
Leia mais:
Nesse sentido, Marcelo Azevedo, o gerente de Análise Econômica da CNI, explica: “Foi um grande recuo generalizado, mas ainda não reflete completamente a opinião dos empresários industriais sobre o anúncio de aumento das tarifas de importação do governo americano, pois a pesquisa foi realizada nos primeiros dias de julho.”
Desse modo, para o especialista a redução na confiança está diretamente ligada ao último aumento da taxa Selic.
Em relação às regiões, o ICEI revelou que no Norte a queda mostrou-se mais considerável. Isso porque o índice passou de 53 pontos em junho para 50 pontos em julho, revelando uma transição da confiança para a neutralidade. Portanto, no momento, somente as indústrias do Nordeste permanecem confiantes. Os empresários do Sudeste, Sul e Centro-Oeste seguem com falta de confiança.
Além disso, três segmentos migraram da confiança para a falta de confiança: perfumaria, limpeza e higiene pessoal; produtos diversos; e produtos de borracha. Com isso, apenas o setor de manutenção e reparação passou da falta de confiança para a confiança. No total, 23 setores industriais estão sem confiança, enquanto apenas seis permanecem confiantes.
Ainda, o índice também caiu entre empresas de todos os portes. Sendo a maior queda nas médias empresas (-1,3 ponto), seguidas pelas grandes (-1,1 ponto) e pequenas (-0,7 ponto). O ICEI varia de 0 a 100 pontos e valores abaixo de 50 indicam falta de confiança.
O levantamento aconteceu entre os dias 1 a 10 de julho, com 1.788 empresas industriais, sendo 724 pequenas, 652 médias e 412 grandes.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.


Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a Indústria do Plástico, somos a maior e mais completa plataforma de divulgação da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, entregamos resultados comprovados para centenas de empresas do setor.
© 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.