Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Embalagens com plástico reciclado, troca de plástico por descontos e coleta seletiva de resíduos 

Embalagens com plástico reciclado, troca de plástico por descontos e coleta seletiva de resíduos  Repsol lança embalagens com plástico reciclado A empresa multi energética Repsol divulgou sua nova linha de embalagens de lubrificantes sustentáveis. Essa característica se mostra nas embalagens porque usam 60% de plástico pós-consumo, reciclado de forma mecânica, da gama Repsol Reciclex.  Sendo […]

Embalagens com plástico reciclado, troca de plástico por descontos e coleta seletiva de resíduos 

Repsol lança embalagens com plástico reciclado

Na imagem aparecem as embalagens da nova linha de lubrificantes, feitas com plástico reciclado pós-consumo. As embalagens aparecem na cor azul, cinza claro e cinza escuro, laranja e preto.

A empresa multi energética Repsol divulgou sua nova linha de embalagens de lubrificantes sustentáveis. Essa característica se mostra nas embalagens porque usam 60% de plástico pós-consumo, reciclado de forma mecânica, da gama Repsol Reciclex. 

Sendo assim, a inovação que usa o novo composto de PEAD (Polietileno de alta densidade) Repsol Reciclex tem previsão de inclusão em todas as embalagens de lubrificantes de 1L, 4L e 5L. Além disso, conta com cinco cores diferentes para as gamas de produtos. Bem como inclui óleo para motores e sistema de transmissões de carros, motos e veículos pesados. 

Ainda nesse sentido, a nova embalagem passou por reformulação, ganhando novo desenho para melhorar a sustentabilidade, porém, mantendo suas propriedades. Com isso, a linha reafirma o compromisso com a redução da pegada de carbono.

Da mesma forma que contribui com a economia circular ao utilizar materiais reciclados sempre que puder. Isso também coopera com o aumento da sustentabilidade na cadeia de valor. 

Assim, a nova embalagem possui fabricação a partir de um novo composto, o “pronto-a-usar” Repsol Reciclex. Com isso, o conteúdo reciclado representa 60% do peso total do recipiente. De modo a alcançar uma redução de 25% na pegada de carbono, em relação às embalagens antigas. 

Diante disso, Pablo Giner, diretor de Polietileno da Repsol afirma:“Estamos muito satisfeitos por apresentar esta nova solução. E que irá ajudar a reduzir em 25% a pegada de carbono em comparação com as embalagens anteriores”. 

Dessa maneira, o negócio de lubrificantes visa diminuir a pegada de carbono de seus produtos em 30% até o ano de 2030. Tudo isso comparado aos níveis emitidos em registro no ano de 2022. Portanto, para atingir essa meta, a empresa pretende desenvolver projetos ao longo de todos os processos, indo da formulação até a embalagem de produtos. 

Troca de plástico por descontos em supermercado

Na imagem aparece um homem trabalhando em um caixa de supermercado. Representando a nova ação

Em Portugal, o MAAC (Ministério do Ambiente e da Ação Climática) divulgou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o decreto-lei, anteriormente aprovado pelo Conselho de Ministros, que muda os regimes de gestão de resíduos, principalmente os resíduos plásticos. 

Bem como a deposição em aterro e gestão de fluxos específicos sujeitos ao princípio da responsabilidade alargada do produto. A ação estava desde janeiro de 2023 na secretaria do presidente, aguardando a promulgação. 

Nesse sentido, o decreto-lei refere ao Unilex, ou Regime Unificado de Fluxos Específicos de Resíduos, revisado para implementação e operacionalização do novo SDR (Sistema de Depósito e Reembolso). Com isso, autoriza-se o avanço da ampliação da instalação de máquinas destinadas à recolha de embalagens de plástico, como garrafas de água. 

Da mesma forma o metal, como latas, em grandes superfícies comerciais, em troca de vales de desconto para utilização nas compras, por exemplo.

Diante disso, o MAAC explica no que consiste o SDR: “Constitui um instrumento essencial para alcançar as metas de reciclagem de resíduos de embalagens, com impacto muito positivo nas taxas de recolha e na qualidade do material recolhido. 

O Ministério explica, ainda, no mesmo comunicado: “Além disso, este sistema (até agora testado apenas em projetos-piloto) deverá contribuir também "para a redução de encargos com a limpeza urbana por parte dos municípios". 

Portanto, como previa-se, a alteração do Unilex determina igualmente a aplicação do regime de responsabilidade alargada ao produtor, isto é, o Ecovalor. Isso aplica-se a resíduos variados, como mobílias, colchões, produtos de autocuidado e domésticos. Sobre isso, o ministério explica que ainda não há soluções exatas para entregas diferenciais destes produtos. 

Já no que se refere à Taxa de Gestão de Resíduos, a nova lei prevê aumentos na TGR a aplicar às entidades gestoras. 

Campanhas de coleta seletiva cooperam com ações sociais 

Na imagem aparece pessoas responsáveis pela a ação sustentável e social feita na Aleam. Aparecem quatro pessoas vestidas com camisas brancas, sendo duas mulheres loiras e brancas, e dois homens brancos. Atrás deles aparece uma mesa com diversas embalagens de materiais vaiados.

Com o intuito de cooperar com a destinação adequada de resíduos e geração de renda através do trabalho de coleta seletiva dos materiais, a Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) elabora campanhas nessa área. 

A princípio, a Aleam desenvolve campanhas para arrecadar materiais, como por exemplo: tampinhas de plástico, potes de vidro, aerossóis e eletrônicos. Assim, após a coleta acontece o repasse dos materiais para as associações. 

Ainda, em uma parceria conjunta, o projeto “Tampinha Legal", um projeto que coleta tampas de garrafas pet, disponibiliza depósitos de coleta em todos os departamentos da Casa Legislativa. Em seguida, o material vai para o Gamma (Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia), para enfim ser comercializado, e com a renda obtida ajudar o tratamento de mulheres com o diagnóstico. 

Diante disso, a deputada Dra. Mayara, presidente da Comissão de Saúde da Aleam, afirma: “Ajudar de todas as formas a população é o que esta Casa Legislativa se propõe a fazer”. Com isso, chamando atenção para o fato de que a destinação correta do material plástico. Bem como ajudar as mulheres mastectomizadas, contribui com a preservação do meio ambiente.

Além disso, a Cast (Comissão de Assistência Social e Trabalho), presidida pela deputada Mayra Dias, desde agosto de 2023, também realiza, permanentemente, a campanha “Quem recicla, sara”. Isto é, uma iniciativa voltada à coleta de embalagens de produtos aerossóis, como desodorantes, inseticidas ou tintas. 

Assim, a arrecadação segue para o Grupo Raio de Sol, que realiza assistência a crianças de baixa renda portadoras de doenças no sangue, em tratamento na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

 Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Plástico Virtual
Sobre o que você quer falar?
📢 Quero anunciar na Plástico Virtual Divulgue sua empresa para o setor plástico 🎯 Quero saber sobre prospecção Geração de leads e novos clientes 📈 Aumentar minhas vendas Divulgação especializada para indústrias do plástico
🛈 Procurando um produto do portal? O Plástico Virtual é um portal de divulgação: nós não vendemos os produtos anunciados aqui. Para comprar ou tirar dúvidas sobre um produto específico, entre em contato direto com a empresa anunciante na página dele.
Mesmo assim, falar com a equipe do portal →

Quer ficar por dentro da indústria do plástico?

Assine a nossa newsletter e receba semanalmente atualizações de fornecedores, matérias especiais, novidades do setor e tendências do mercado.
Sua assinatura não pôde ser salva. Tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a indústria do plástico, somos a maior e mais completa plataforma da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, já ajudamos centenas de empresas do setor a expandir sua presença no mercado, gerar novos negócios e chegar até quem realmente decide a compra.

© 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram