Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cenário de desafios para indústria do plástico

Devido à alta nos preços de energia, o presidente da APIP (Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos), traz o cenário como dificultoso para a indústria do plástico. Isso porque, para Amaro Reis, os preços são incomportáveis. Com isso, ele alega que toda cadeia de valor dos plásticos está próxima do fim ou de rescisão. Reis […]

Devido à alta nos preços de energia, o presidente da APIP (Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos), traz o cenário como dificultoso para a indústria do plástico.

Isso porque, para Amaro Reis, os preços são incomportáveis. Com isso, ele alega que toda cadeia de valor dos plásticos está próxima do fim ou de rescisão.

Reis explica que, hoje, as empresas que ficam sem contrato de energia, vão pagar entre cinco a seis vezes mais o preço que tinha no passado.

Leia mais:

    A princípio, a APIP conta com 200 empresas associadas, e segundo Reis, embora o cenário negativo, nenhuma das associadas fecharam, até o momento.

    No entanto, houve uma flexibilização na carga horária de trabalho. “Algumas empresas reduziram os horários, outras optaram por trabalhar em horários que a energia estivesse mais barata”, destacou o presidente.

    Há solução para este cenário?  

    indústria do plástico

    Para Reis, a única forma de atenuar esse cenário, são as empresas investirem em energia fotovoltaica, e as que tem, reforçar.

    Porém, muitas empresas da indústria do plástico atuam no turno noturno, o que inviabiliza a produção com esse tipo de energia. “Por mais que se queira, não se consegue ter uma totalidade da necessidade de energia através das fontes renováveis”, pontuou.

    Existe uma solução a longo prazo para o dirigente, que não surtir efeito econômico agora, mas que seja válida para o futuro.  “É o custo de energia atual ser deduzido a benefícios fiscais”.

    Além disso, defende que o Governo deve olhar para as empresas que, na área da reciclagem de plástico, contribuem para a economia circular.

    Que gera redução dos resíduos e valorização destes, mas estão a ser afetadas, enormemente, pelo aumento de custos energéticos.

    Reis diz: “Não sei até que ponto, também, este tipo de empresas podia ter algum benefício". Uma vez que, possui compromisso ambiental relativamente à reciclagem.

    A perda da competitividade

    Sobretudo, de acordo com a APIP, o setor dos plásticos tem, em Portugal, 43 mil trabalhadores distribuídos por 1.150 empresas. 

    Isto é, o volume de negócios é de oito mil milhões de euros, cerca de 4% do PIB.

    Nesse cenário, a indústria do plástico perde muito quanto à rentabilidade e competitividade.

    Segundo Modesto Araújo, proprietário da Vizelpas, em agosto do ano passado a fatura de eletricidade oscilava entre os 70 e os 80 mil euros. "Em agosto de 2022, passou para cerca de 300 mil euros", declarou.

    Dessa forma, ele equaciona "parar uma ou duas linhas de produção porque há produtos que deixam de ser competitivos''. Se permanecer assim, vamos parar e demitir pessoas".

    A Vizelpas, com 24 anos de existência, tem 210 funcionários e exporta 65% da produção.

    O empresário finaliza dizendo que a incerteza atual, não permite que a empresa faça projeções positivas para o futuro.

    Assim, como a perda de competitividade contribui para essa linha de pensamento.

    Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

    Plástico Virtual
    Sobre o que você quer falar?
    📢 Quero anunciar na Plástico Virtual Divulgue sua empresa para o setor plástico 🎯 Quero saber sobre prospecção Geração de leads e novos clientes 📈 Aumentar minhas vendas Divulgação especializada para indústrias do plástico
    🛈 Procurando um produto do portal? O Plástico Virtual é um portal de divulgação: nós não vendemos os produtos anunciados aqui. Para comprar ou tirar dúvidas sobre um produto específico, entre em contato direto com a empresa anunciante na página dele.
    Mesmo assim, falar com a equipe do portal →

    Quer ficar por dentro da indústria do plástico?

    Assine a nossa newsletter e receba semanalmente atualizações de fornecedores, matérias especiais, novidades do setor e tendências do mercado.
    Sua assinatura não pôde ser salva. Tente novamente.
    Sua inscrição foi realizada com sucesso.
    Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a indústria do plástico, somos a maior e mais completa plataforma da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, já ajudamos centenas de empresas do setor a expandir sua presença no mercado, gerar novos negócios e chegar até quem realmente decide a compra.

    © 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.

    crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram