Ouro Arburg
Menu
  • Matéria Prima
    • Aços para Moldes
    • Aditivos
    • Compostos
    • Masterbatches
    • Pigmentos
    • Resinas
  • Máquinas e Equipamentos
    • Aglutinador
    • Ensaque
    • Extrusoras
    • Fresadoras
    • Impressora
    • Injetoras
    • Moinhos
    • Paletizadora
    • Periféricos
    • Refrigeração
    • Robôs
    • Seladoras
    • Sopradoras
    • Termoformadoras
  • Ferramentaria
    • Peças e Acessórios
    • Corte, Fresa e Solda
    • Moldes e Componentes
    • Matrizes e Punções
    • Tratamentos
  • Serviços
    • Assistência Técnica
    • Automação
    • Consultoria
    • Cursos e Treinamentos
    • Embalagem
    • Extrusão
    • Injeção
    • Marketing Digital
    • Micronização
    • Montadora de Stands
    • Rotomoldagem
    • Sistemas e Softwares
    • Sopro
    • Termoformagem
    • Usinagem
    • Vacuum Forming
close
Anuncie
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ouro Retilox
Diamante Haitian
Início /Economia/Conheça quais são os tipos de plástico reciclável e como identificá-los
Economia Embalagem Notícias Plástico Sustentabilidade

Conheça quais são os tipos de plástico reciclável e como identificá-los

Sabemos que o plástico é um material que pode ser utilizado de diversas formas, e os principais tipos de plásticos recicláveis são aqueles que podem ser transformados em altas temperaturas, mas é algo não ocorre com todos. Por este motivo é de extrema importância a realização uma triagem do material plástico antes do processo de reciclagem. […]

Compartilhar
Facebook Linkedin WhatsApp
4 minutos de leitura

Sabemos que o plástico é um material que pode ser utilizado de diversas formas, e os principais tipos de plásticos recicláveis são aqueles que podem ser transformados em altas temperaturas, mas é algo não ocorre com todos. Por este motivo é de extrema importância a realização uma triagem do material plástico antes do processo de reciclagem.

Sua classificação se divide em duas categorias: termoplásticos e termorrígidos. Os termorrígidos, conhecidos também como termofixos, são polímeros que por conta de sua rigidez não se alteram com a temperatura e quando se decompõem, não podem ser fundidos e/ou remoldados novamente. Já os termoplásticos tomam uma forma endurecida quando frio, mas se tornam líquidos quando são aquecidos, além da capacidade de serem remoldados e poder sempre tomar uma nova forma.

Com certeza você já deve ter visto um símbolo em alguma embalagem plástica, um triângulo formado por três setas com um número de identificação, isso serve como uma forma de classificação quando é levado para reciclagem. No Brasil, a norma técnica do plástico (NBR 13.230:2008) separa os plásticos recicláveis em 6 tipos, seguindo os critérios internacionais: PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS

Os números classificatórios são de 1 a 7, entretanto, do 1 ao 6 são os mais comuns de serem reciclados, além disso, essa simbologia não é obrigatória, mas é muito usada entre os fabricantes.

Banner diamante plástico virtual

Vamos conhecer quais são esses tipos de plásticos recicláveis e suas características:

  1. PET (Tereftalato de Polietileno)

O PET é formado pela reação do ácido tereftálico e o etileno glicol, é um dos plásticos recicláveis mais comuns. Sua aplicação é utilizada na fabricação de garrafas de água e refrigerante, embalagens de produtos de limpeza, entre outros.

2.    PEAD (Polietileno de Alta Densidade)

O PEAD é formado pela reação da união sucessiva de monômeros, que nesse caso são moléculas do etileno, é bastante utilizado na fabricação de tampas e embalagens de produtos de limpeza, de óleo, frascos de shampoo, potes e utensílios domésticos.

3.    PVC (Policloreto de Vinila)

O PVC é formado por cloro e eteno (derivado do petróleo), sendo muito encontrado em construções civis nas tubulações de água e esgoto, também pode ser identificado em embalagens de água mineral e potes de maionese. Não apenas isso, mas por ser um plástico mais resistente, pode ser utilizado em calhas, cones de sinalização e até brinquedos.

4.    PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)

O PEBD é formado através da polimerização do etileno, sendo usado na fabricação de sacolas de supermercados, embalagens de biscoito, massas, leite, sacos de lixo e até mesmo para materiais hospitalares.

5.    PP (Polipropileno)

O PP é formado a partir do gás propeno, sendo utilizado principalmente em peças técnicas e embalagens retornáveis no setor industrial automobilístico, mas pode também ser usado em potes, carcaças de baterias automotivas, frascos, caixas de bebidas, cordas, tubos para água quente e até fios e cabos. Sua alta resistência a choques mecânicos garantem uma maior durabilidade.

6.    PS (Poliestireno)

O PS é formado a partir da polimerização do monômero de estireno, é usado na fabricação de potes para alimentos, como sorvetes, iogurtes, doces, brinquedos, produtos descartáveis, como copos plásticos e em algumas partes de eletrodomésticos, como parte interna de portas de geladeira. Além de materiais para construção civil, como telhas, forros e revestimentos.

  1. Outros Plásticos

Como já havíamos falado acima, existe até a numeração 7, que é nomeada como Outros. Estes plásticos são reaproveitados para fabricação e para reciclagem energética, um processo em que é aproveitado o valor calorífico do resíduo plástico.

Por fim, é importante lembrar que todos os materiais devem ser descartados de forma adequada, procure sempre por um ponto de coleta seletiva, assim o plástico após ser usado, pode ser reciclado e aplicado no processo de fabricação de outros produtos.

#Indústria Plástico #mercado plástico #Plástico #Plástico Reciclável #plastico virtual #reciclagem #TAGS: Notícias
Artigos relacionados
O que é branding industrial e por que a indústria do plástico precisa de marca além do produto

O que é branding industrial e por que a indústria do plástico precisa de marca além do produto

XXVI Simpósio Internacional sobre Tecnologia de Plásticos reúne setor para discutir futuro da moldagem por injeção

XXVI Simpósio Internacional sobre Tecnologia de Plásticos reúne setor para discutir futuro da moldagem por injeção

Faturamento da indústria de transformação recua 2% em julho, aponta CNI

Faturamento da indústria de transformação recua 2% em julho, aponta CNI

Prata Anuncie Aqui
Prata Plástico Virtual
Prata Bolsa Injetoras
Encontre fornecedores aqui!
FORNECEDOR DE TERMORREGULADOR E TERMORREGULADOR QUENTE E FRIO FORNECEDOR DE TERMORREGULADOR E TERMORREGULADOR QUENTE E FRIO Precision – Effectiveness Precision – Effectiveness Urethane – Série 500 Base Éster Urethane – Série 500 Base Éster Fornecedor de Sistemas de reciclagem PET - SEIBT Máquinas Fornecedor de Sistemas de reciclagem PET - SEIBT Máquinas Serviços de Micronização Serviços de Micronização Liner - Embalagem Embaquim Liner - Embalagem Embaquim
Plástico Virtual
Sobre o que você quer falar?
📢 Quero anunciar na Plástico Virtual Divulgue sua empresa para o setor plástico 🎯 Quero saber sobre prospecção Geração de leads e novos clientes 📈 Aumentar minhas vendas Divulgação especializada para indústrias do plástico
🛈 Procurando um produto do portal? O Plástico Virtual é um portal de divulgação: nós não vendemos os produtos anunciados aqui. Para comprar ou tirar dúvidas sobre um produto específico, entre em contato direto com a empresa anunciante na página dele.
Mesmo assim, falar com a equipe do portal →

Quer ficar por dentro da indústria do plástico?

Assine a nossa newsletter e receba semanalmente atualizações de fornecedores, matérias especiais, novidades do setor e tendências do mercado.
Sua assinatura não pôde ser salva. Tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a indústria do plástico, somos a maior e mais completa plataforma da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, já ajudamos centenas de empresas do setor a expandir sua presença no mercado, gerar novos negócios e chegar até quem realmente decide a compra.
Matéria-primaMáquinas e EquipamentosFerramentariaServiçosAnuncie com a gente
Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our LinkedInVisit our YouTube channel

© 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade
  • Matéria Prima
    • Aços para Moldes
    • Aditivos
    • Compostos
    • Masterbatches
    • Pigmentos
    • Resinas
  • Máquinas e Equipamentos
    • Aglutinador
    • Ensaque
    • Extrusoras
    • Fresadoras
    • Impressora
    • Injetoras
    • Moinhos
    • Paletizadora
    • Periféricos
    • Refrigeração
    • Robôs
    • Seladoras
    • Sopradoras
    • Termoformadoras
  • Ferramentaria
    • Peças e Acessórios
    • Corte, Fresa e Solda
    • Moldes e Componentes
    • Matrizes e Punções
    • Tratamentos
  • Serviços
    • Assistência Técnica
    • Automação
    • Consultoria
    • Cursos e Treinamentos
    • Embalagem
    • Extrusão
    • Injeção
    • Marketing Digital
    • Micronização
    • Montadora de Stands
    • Rotomoldagem
    • Sistemas e Softwares
    • Sopro
    • Termoformagem
    • Usinagem
    • Vacuum Forming
Anuncie
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
closecaret-downangle-downellipsis-vcrossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram