Banner Diamante Plástico 24 horas
EconomiaIndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

94% dos brasileiros buscam consumo sustentável

Um levantamento da CNC de 2024 revela que 94% dos brasileiros estão se tornando consumidores mais conscientes. Diante do risco de greenwashing, o estudo sugere que o investimento em práticas ESG deve aumentar, impulsionado pela crescente exigência do mercado

94% dos brasileiros buscam consumo sustentável

Um levantamento de 2024 da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indica que 94% dos brasileiros estão se tornando consumidores mais conscientes. Enquanto 58% consideram importantes os selos e certificações socioambientais. Destacando assim a busca pelo consumo sustentável.

94% dos brasileiros buscam consumo sustentável

A pesquisa, que ouviu mais de mil consumidores em todo o país, revela que a maioria dos entrevistados associa o consumo responsável a questões ambientais. Entre elas, destaca-se a redução da poluição (61%) e o uso responsável de recursos naturais (58%). 

Além disso, esse panorama serve de alerta para as empresas, que precisam assegurar uma comunicação clara sobre suas práticas. Sobretudo no que diz respeito às iniciativas de ESG – Ambiental, Social e Governança.

Leia mais:

Considerando a crescente tendência de consumo consciente, o advogado Emanuel Pessoa, especialista em Governança Corporativa, destaca a relevância da implementação de práticas ESG nas empresas.

Entretanto, ele ressalta que o assunto demanda uma perspectiva mais ampla, principalmente no que diz respeito às maneiras de sua aplicação.

Assim, Pessoa observa: “Embora a conscientização sobre ESG tenha crescido no mundo dos negócios. Mas, sua implementação ainda enfrenta dificuldades, especialmente em empresas de pequeno e médio porte no Brasil”.

Um estudo da Future of Jobs indica que as oportunidades relacionadas à sustentabilidade deverão crescer 33% até 2027, gerando aproximadamente 1 milhão de novos empregos. Contudo, a formação profissional ainda não acompanha esse aumento, o que torna mais difícil alcançar as metas climáticas. 

Pessoa destaca que muitos indivíduos afirmam ter as competências necessárias, mas carecem da experiência ou do conhecimento técnico, o que pode comprometer a eficácia das iniciativas sustentáveis.

Dessa forma, ele sinaliza: “Aqueles que realmente precisam lidar com o tema, seja para atrair consumidores, captar investimentos, valorizar sua empresa ou contribuir para a sociedade e o meio ambiente, percebem a presença de muitos ‘experts do momento’”. 

Estratégias para superar desafios na implementação de ESG

Além disso, a maneira como os líderes percebem a compreensão e o engajamento da organização com a cultura ESG se mostra como outro aspecto crucial para sua implementação. 

Nesse sentido, o advogado comenta sobre o desafio de padronizar os critérios e as terminologias relacionadas ao ESG. Isso porque a variação dificulta a diferenciação entre autopromoção corporativa e os dados relevantes e autênticos de compromisso com as práticas. 

Sob esse contexto, torna-se ainda mais relevante monitorar a maneira como as empresas projetam uma imagem ecológica que carece de substância real.

Para o advogado, um dos pontos críticos, especialmente no Brasil, devido à sua posição no debate ambiental global, é o greenwashing. 

Assim, ele explica: “Um dos pontos mais sensíveis, em particular quanto ao Brasil, pelo papel que o país desempenha globalmente no tópico de Meio Ambiente, é o greenwashing, prática que consiste em propagar notícias a respeito da adoção ou aplicação de práticas sustentáveis que são mentirosas ou deturpadas, criando uma falsa impressão de atuação ambiental”. 

Ainda, Pessoa reforça que a tendência é de que o investimento em práticas ESG efetivas cresça, impulsionado pela pressão cada vez maior do mercado e dos stakeholders. Afinal: “O mercado consumidor está cada vez mais exigente e competitivo, e essa diferença pode ser crucial entre uma empresa que prospera e outra que enfrenta dificuldades”, conclui. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo