5º Congresso Brasileiro do Plástico anuncia palestras
O 5º Congresso Brasileiro do Plástico conta com palestras de Larissa D’Otaviano da Volgroup e Paulo Teixeira da ABIPLAST
5º Congresso Brasileiro do Plástico anuncia palestras
No dia 12 de setembro acontece o 5º Congresso Brasileiro do Plástico, um dos maiores encontros da indústria de transformação no Brasil. A iniciativa conta com a presença de palestrantes renomados, com presença nacional e internacional. Assim, o evento, de caráter educativo, busca apresentar e elucidar informações científicas sobre o plástico.
Entre os temas do 5CBP, destaca-se a economia circular, um tema que vem sendo discutido cada vez mais. No entanto, para a Valgroup, esse assunto faz parte de seu dia a dia há mais de 45 anos, como destaca Larissa D’Otaviano, head de Sustentabilidade.
Leia mais:
- Acordo comercial com a China: indústria preocupa-se com impacto no investimento
- Setores da indústria mostram recorde de confiança em quase dois anos
- A importância do durômetro na engenharia de materiais plásticos
Como uma das palestrantes, D’Otaviano enfatiza o objetivo da companhia em elevar a qualidade de vida da sociedade. Sobretudo através de soluções inovadores e sustentáveis em embalagens.
Assim, no 5CBP vai apresentar cases de sucesso, tais como a primeira garrafa PET 100% reciclada do Guaraná, o uso de PET PCR em frascos de ketchup Heinz com 30% de resina pós consumo. Assim, como a mais recente parceria com a água S.Pellegrino, na Europa, produzida com 50% de resina PET reciclada.
Diante disso, D’Otaviano explica: “Esses materiais reciclados podem ser utilizados novamente na fabricação de novas garrafas, embalagens ou outros produtos plásticos. Reduzindo a necessidade de matéria-prima virgem e contribuindo para a economia circular”.
A palestra de Larissa D’Otaviano sobre Inovação e sustentabilidade na circularidade do plástico
acontece a partir das 16h35.
Congresso destaca a Plastaforma Recircula Brasil
Também para promover a economia circular e as políticas que incentivam a sustentabilidade no Brasil, a Plataforma Recircula Brasil será apresentada no Congresso. Criada pela ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).
Assim, também participa do programa a Central de Custódia, verificadores de resultados independentes, desenvolvido para rastrear os resíduos plásticos desde a origem até a reinserção como matéria-prima em novo produto.
Nesse sentido, Paulo Teixeira, presidente da ABIPLAST, esclarece que a Plataforma Recircula Brasil se destaca por promover soluções inovadoras para desafios ambientais enfrentados no país.
Ainda, Texeira ressalta: “Buscamos a rastreabilidade da cadeia produtiva, a transformação de resíduos plásticos em recursos valiosos por meio da circularidade. Ao mesmo tempo em que se gera empregos e se fomenta uma economia mais verde e inclusiva”.
Para as empresas que desejam participar, o cadastro acontece na Plataforma Recircula Brasil, e, então, por meio da inserção de notas fiscais, os usuários da plataforma, os recicladores, transformadores e end users, terão um balanço de suas operações.
A garantia de que os resíduos plásticos serão reintroduzidos no processo produtivo, mantendo a origem dos materiais com transparência, segurança jurídica e conformidade, é assegurada por uma entidade externa.
Dessa maneira, a plataforma possibilita a acreditação da circularidade dos resíduos plásticos pela Central de Custódia.
Plataforma Recircula Brasil conta com visibilidade internacional
Desde 2021, a ABIPLAST, como entidade credenciada do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, participa das discussões internacionais sobre o Tratado Global para o combate à Poluição Plástica, representando o setor de transformação e reciclagem de plásticos globalmente.
Teixeira, explica que embora a Plataforma Recircula Brasil tenha nascido como uma iniciativa para promover a economia circular no Brasil há um ano e em formato de teste, ela foi apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em evento paralelo ao oficial e foi inserida no documento da ONU de melhores soluções para gestão de resíduos.
Assim, ele ressalta: “Reforçando os avanços e os compromissos do Brasil neste segmento. Em Dubai, durante a COP 28, a ABDI levou a plataforma como case brasileiro, gerando interesse de vários países na nossa iniciativa, o que nos deixa muito honrados em fazer parte deste grupo”.
A palestra de Paulo Teixeira sobre A Plataforma Recircula Brasil acontece a partir das 13h50.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.