Casa / Notícias / 49% das indústrias plásticas usam tecnologias digitais

49% das indústrias plásticas usam tecnologias digitais

Porcentagem refere-se às indústrias entrevistadas pelo CNI. Dez tecnologias digitais foram apresentadas para que as empresas apontassem aquelas que são aplicadas em seus processos

Pouco menos da metade das indústrias plásticas utilizam, pelo menos, uma das 10 tecnologias digitais listadas pela Sondagem Especial – Indústria 4.0 feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com 2.225 empresas de pequeno, médio e grande porte, no primeiro semestre deste ano.

Algumas das opções de tecnologia são as automações digitais sem sensores; prototipagem rápida ou impressão 3D; utilização de serviços em nuvem associados ao produto ou incorporação de serviços digitais nos produtos.

A sondagem aponta que 49% das empresas de produtos de material plástico utilizam pelo menos uma das dez tecnologias digitais listadas na pesquisa. Isso coloca o setor na 6ª posição de um ranking com 16 segmentos.

Otimização de processos já é feita em 36% das empresas, seguida por aplicações ao desenvolvimento com 21% e Produto e novos modelos de negócios na casa de 19%.

De acordo com a consultoria PwC, as empresas brasileiras apostam em um avanço acelerado em digitalização que alcance 72% delas até 2020. E a indústria transformadora de plástico tem muito a ganhar com esse progresso tecnológico, sendo esse um verdadeiro diferencial competitivo tanto no mercado doméstico, quanto internacional.

Fontes de informação: CNI e Mundo do Plástico da Plástico Brasil

Além disso, verifique

Você conhece as descobertas da indústria 2.0?

Cientistas descobriram novas teorias, máquinas e ferramentas que auxiliassem no desenvolvimento industrial Com a revolução …