Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

2020 com promessa de crescimento e novos projetos em Santa Catarina

Presidente do SIMPESC comenta com exclusividade ao Portal Plástico Virtual sobre expectativas do setor para 2020

O SIMPESC (Sindicato da Indústria Material Plástico no Estado de Santa Catarina), com sede em Joinville, tem uma grande exposição e deve colher bons frutos em 2020. Tudo isso, porque a Interplast, uma das principais feiras do setor plástico da Amércia Latina, chega à cidade e deve movimentar o mercado. A missão do sindicato é promover o desenvolvimento das empresas associadas, buscando a melhoria contínua das empresas do segmento.

O Presidente do SIMPESC Albano Schmidt, comenta com exclusividade ao Portal Plástico Virtual, sobre as expectativas para 2020 e para a feira Interplast. “Iremos iniciar uma nova gestão de mais três anos, e já estamos com o nosso planejamento estratégico em andamento. O SIMPESC, como realizadores da feira, estará presente com o seu estande integrando as suas empresas associadas no sentido de dar exposição à qualidade de seus produtos”, comenta.

Confira na íntegra a entrevista:

Plástico Virtual – Como foi o ano de 2019 para o SIMPESC? Quais as expectativas para 2020?

Albano Schmidt – Em 2019 o SIMPESC termina mais um período de gestão trienal e, como sempre, cumprindo todos os projetos estabelecidos em seu planejamento estratégico, que é realizado para o período de três anos.

Desenvolvemos a qualidade e a produtividade das empresas associadas através do Programa de Encadeamento Produtivo para a Competitividade, desenvolvido pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi). Treinamos 31 líderes de produção e formamos 48 técnicos em plásticos. Defendemos os interesses de nossas empresas associadas através da representação junto FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e ABIPLAST, bem como nos processos de negociações das Convenções Coletivas de Trabalho nas regiões de nossa representação.

A partir de 2020 iremos iniciar uma nova gestão de mais três anos, e já estamos com o nosso planejamento estratégico em andamento com dois novos projetos para capacitação e desenvolvimento de empresas associadas.

PV – De que forma as reformas econômicas impactaram o setor?

Albano Schmidt – Além da Reforma da Previdência, ainda não tivemos uma reforma que pudesse afetar os negócios do setor. Os últimos anos têm sido de dificuldades para todos os setores da economia, e estamos apostando intensamente para que o governo consiga implantar aquilo que está previsto para ser anunciado pelo ministro Paulo Guedes, que irá ao Congresso levar as novas propostas da equipe econômica, um pacote com cinco eixos para conter os gastos do governo federal: PEC Emergencial, reforma administrativa, PEC DDD (desvinculação, desindexação e desobrigação do Orçamento), pacto federativo e plano de ajudo aos Estados.

PV – Como o projeto de encontro de RH gera frutos? Como foi o ano de 2019 para esse projeto?

Albano Schmidt – O grupo de Recursos Humanos das empresas associadas do SIMPESC é um grupo forte e a partir de 2019 ganhou o nome de PILARES DO CONHECIMENTO, e que se divide em áreas de especialidades como: gestão de pessoas, legislação e relações trabalhistas, gestão de pessoas, saúde e segurança, estratégias de recursos humanos e indicadores. Os integrantes do grupo desenvolvem o seu planejamento estratégico de cada período e definem as agendas trazendo palestrantes e especialistas para e reunião mensal. Na reunião de encerramento do ano, em dezembro, devem ser lançadas as novidades para 2020 que é surpresa por enquanto.

PV – Sendo o segundo maior polo da indústria do plástico do país, o que esperar de Joinville economicamente? E como o SIMPESC enxerga a Interplast 2020?

Albano Schmidt – Joinville é uma das três cidades que mais emprega o setor plástico brasileiro e sua contribuição para o crescimento do setor vem da qualidade dos produtos fabricados pelas suas empresas.

No próximo ano, em agosto, a Interplast completa 20 anos de sucesso contínuo, com mais de 440 marcas em exposição em uma área de 20 mil m2 que trará mais de 30 mil visitantes para Joinville. Além dos lançamentos na feira para o setor de transformação de plástico, terá diversos eventos com conteúdo e palestras com soluções para aumentar a produtividade e sustentabilidade para o setor. A Ilha da Reciclagem deve repetir o sucesso de 2018 mostrando toda a cadeia do plástico e as suas vantagens em relação á outros produtos, desmistificando todas as informações negativas em torno do plástico.

Na feira será lançado o 1º Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade, uma realização da Revista Plástico Sul e com apoio da Maxiquim. O SIMPESC, como realizadores da feira, estará presente com o seu estande integrando as suas empresas associadas no sentido de dar exposição á qualidade de seus produtos.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo