Bulher
AutomaçãoNotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

[Plástico pelo Mundo]: Fique por dentro das novidades da semana

Acompanhe o que rolou no mundo do plástico essa semana

Brasileira transformou casca do maracujá em plástico biodegradável

Juliana Estradioto de 19 anos, foi a representante do Brasil, na Inter Self e ganhou um asteroide com o seu nome. Ela levou o 1º lugar com o projeto que transforma a noz-macadâmia em celulose.

Ela descobriu que era possível transformar a farinha da casca em um filme plástico biodegradável, e a ideia, era ajudar os agricultores da região.

Artistas fazem arte com plástico

Artistas tiram plástico dos oceanos e transformam em projetos artísticos. Os projetos são feitos de plástico, que o mar leva para a terra, como chinelos, tampas de garrafa, rodas de brinquedos, montado em uma estrutura de aço inoxidável e parafusado ao concreto.

A escultura é de uma organização sem fins lucrativos de arte e educação de Haseltine Pozzi, a Washed Ashore, com slogan Arte para Salvar o Mar. Foram retiradas 26 toneladas das praias com uma oficina de voluntários para ajudar, construindo 70 esculturas.

O zoológico de plástico da organização está em seu 10º ano, e já foi exibido em Noya Work, Washington, Disney, SeaWord.

Liminar suspende a lei que proíbe copos e talheres de plástico em SP

A Liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu a lei municipal que proíbe o fornecimento de plásticos de uso único na capital paulista. O desembargador Soares Levada argumenta, que o cenário de pandemia do COVID-19, muda o cenário em relação á legislação.

A ação contra a lei foi proposta pelo Sindiplast (Sindicato da Indústria de Material Plástico), Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo. A ação foi proposta no começo de fevereiro, e final de março, o sindicato trouxe a alegação da mudança de cenário por conta do coronavírus e sua menor disseminação com o uso do plástico.

Plástico reciclado vira tendência em carros de luxo

O mercado europeu desenvolveu um projeto de Land Rover com componentes plásticos, nas peças frontais. O modelo 100% elétrico, será o primeiro a testar a utilização de material reciclado. A ideia é utilizar plásticos em larga escala nos veículos futuramente.

A tendência de substituir metais por plásticos acarreta em diversos ganhos para as montadoras, como, produtividade, eficiência energética, indicando que o custo-benefício de autopeças de plástico de engenharia deve ser levado em consideração.

Empresas do setor do plástico produzem protetores faciais para profissionais da saúde

Empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), estão envolvidas na confecção de protetores faciais que serão entregues pelo governo estadual a profissionais da saúde durante a pandemia.

A Fibrasa foi a responsável por doar 8 toneladas PP para ajudar na fabricação dos itens de proteção. Na LBRX é feito o beneficiamento do material no processo de extrusão. O processo é concluído na Plastin, que desenvolveu o suporte da lâmina de acetato, dando forma ao produto final.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link