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Varejo tem 20% da demanda de resinas no mercado nacional

De acordo com a ADIRPLAST (Associação de Distribuidores de Resinas Plásticas), o varejo recebe cerca de 20% da demanda de resinas plásticas no mercado nacional. O faturamento deste segmento ultrapassa os R$ 7 bilhões ao ano, no Brasil.

Só os associados da ADIRPLAST já representam quase 50% do setor de varejo e contabilizam um faturamento de R$ 3,5 bilhões por ano. A ADIRPLAST ressalta o grande número de resinas comercializadas e com procedência garantida. São mais de 2.500 grades. Há, ainda, financiamento, assistência técnica e rapidez na entrega para valorizar o produto e, assim, procurar reduzir esse decréscimo anual nas vendas.

Já o restante da demanda nacional por resinas, os outros 80%, cabem à comercialização feita diretamente pelas petroquímicas aos grandes transformadores – inclusive produtores de embalagens.

Mesmo que em porcentagem de consumo de resinas, as grandes petroquímicas sejam quatro vezes maiores do que a representatividade das pequenas e médias empresas, outro dado relevante divulgado pela ADIRPLAST com uma pesquisa analisada pela 2U Inteligência de Marketing, esses negócios menores e até familiares representam 80% da totalidade do mercado. Para a associação, isso é um sinal de que as pequenas e médias empresas precisam de apoio.

 

Dica do especialista

Fábio Mestriner, professor de design de embalagens na ESPM (Escola Superior de Marketing e Propaganda), acredita que a união do setor é vital para negócio e que, pelo menos do que depender do mercado de embalagens, é bom que os transformadores estejam preparados, pois não vai faltar demanda: “As embalagens são os itens mais produzidos pela indústria mundial e o plástico, que está presente em diversas categorias de produtos, tem conseguido aumentar sua participação ano após ano. Hoje já está presente em mais de 40% desses itens”, finaliza.

Além da promoção às melhores práticas de gestão, são bandeiras da ADIRPLAST para 2017 a sustentabilidade e a tributação, principalmente no que se refere à equalização do ICMS entre os estados.

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