Plastico Transforma
Casa / Notícias / Uso de canudos plásticos é debatido com campanhas

Uso de canudos plásticos é debatido com campanhas

Recentemente, campanhas e discussões alertando sobre o uso de canudos plásticos, que são utensílios muito utilizados para o consumo de bebidas, tem sido presente nas redes sociais. Esse item representa 4% do lixo plástico mundial e países como os Estados Unidos chegam a utilizar mais de 500 milhões de canudos de plástico por dia.

Os canudos de plásticos não são biodegradáveis, e possuem utilização rápida para as pessoas, mas para o meio ambiente, podem levar séculos para desaparecem.

Campanhas como #RefusePlasticStraws e #PlasticPollutes, presentes nas redes sociais, começaram a alertar sobre esses itens que para muitas pessoas pode ser dispensável, com exceção para pessoas doentes que possuem dificuldade para beber e por isso necessitam dos canudos.

Enrique Estrela, especialista em Marketing e meio ambiente da Verdes Digitales, acredita que “os dados nos indicam que os canudos são um resíduo generalizado em nível mundial, já que representam 4% do lixo plástico e levam até mil anos para se decompor”. Além disso, “muitos desses canudos vão para o mar e estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento”.

O ‘The Last Plastic Straw’, também participa da campanha e informa as pessoas sobre como mudar as práticas das empresas para o uso indiscriminado dos canudos de plástico.

Estrela ainda acredita que “se realmente for feita uma forte campanha sobre os canudos, com apoio da sociedade, é muito provável que as empresas mudem sua concepção de uso do produto e tendam a criar canudos biodegradáveis ou que não produzam resíduos”, afirma.

Para o especialista em meio ambiente, a inovação pode ser uma saída. “Para as empresas deve ser fundamental ser socialmente responsável e apostar na inovação. E a redução do uso dos canudos e a melhora de seus processos produtivos será algo a se levar muito em conta se a pressão social tornar isso evidente”, diz.

 

Fonte: EL PAÍS Brasil

Plastico VirtualPlastico VirtualPlastico Virtual

Além disso, verifique

Impressão 4D promete revolucionar o mercado

Depois das técnicas de impressão em 3D conquistarem o mercado industrial, a impressão 4D está …