Casa / Notícias / Projeto leva luz através de garrafas pet e PVC para comunidades na Amazônia

Projeto leva luz através de garrafas pet e PVC para comunidades na Amazônia

No Brasil, cerca de três milhões de pessoas ainda não possuem energia elétrica, sendo que a maioria vive nas regiões Norte e Nordeste do país. Uma ONG chamada “Litro de Luz” está fazendo a diferença na vida de várias comunidades ribeirinhas na Amazônia, com um projeto que leva luz através de garrafas pet, para casas de diversas famílias.

Uma adaptação de garrafas pet, cano PVC, lâmpada LED e bateria, é feita para se transformar em lampião, que gera luz para as casas de quem não possui energia elétrica.

Já nas ruas, são feitos postes ecológicos a partir de canos de PVC, placas solares e lâmpadas LED. Uma placa solar fica sob um tubo PVC, que possui uma caixa para proteger a bateria que foi adaptada para a região amazônica por conta da umidade. A luz de LED é protegida por uma garrafa pet, que ajuda a propagar a iluminação. Ao longo do dia, a lâmpada inserida recebe energia da bateria, que é alimentada pela energia solar ao longo do dia. O sistema possui um sensor que detecta quando se está escuro e ilumina as ruas.

O projeto ganhou recentemente um prêmio internacional na Escócia, conhecido como Saint Andrews Prize For Environment, é um dos mais importantes de sustentabilidade. Concorrendo com 540 projetos do mundo todo, o “Litro de Luz” conquistou o prêmio de US$ 100 mil, que ajudou nos investimentos do projeto, levando o grupo até as comunidades ribeirinhas para gerar luz a diversos moradores.

O projeto ainda virou reportagem no último domingo, 2, do programa Fantástico, da Rede Globo.

Além disso, verifique

Produção rentável de componentes decorativos leves

Superfície de alta qualidade graças ao controle dinâmico de temperatura A Covestro apoia a tendência …