Plastico Transforma
Casa / Notícias / Indústria 4.0 é um tema importante para o mercado

Indústria 4.0 é um tema importante para o mercado

Um assunto que traz à tona a tecnologia é a “Indústria 4.0”, que começou a ser debatida no Brasil. Esse processo atua como uma modernização do processo produtivo, com equipamentos automatizados, que como resultados gera a redução de custos, utilização mais eficiente de recursos, e outros processos.

As tecnologias como a “Internet das Coisas”, Big Data, digitalização e virtualização, mostram uma revolução tecnológica no mercado. Uma pesquisa da Accenture apontou que o uso de tecnologias ligadas à internet das coisas nos diversos setores deverá impactar o PIB (Produto Interno Bruto) em proximamente US$ 39 bilhões até 2030.

O consultor especializado em Indústria 4.0, Paulo Roberto dos Santos, conta que o Brasil não tem uma entidade que orquestre sua aplicação de forma global. “Apesar dessa falta de apoio, as empresas brasileiras já têm, na prática, todas as condições para a implantação da manufatura avançada”, explica.

Paulo Roberto ressalta que as indústrias devem planejar uma ação que estabeleça uma metodologia para a transição. “Para a Indústria 4.0 ser concebida, é necessária a digitalização de toda a cadeia de valor para fazer a informação fluir de forma automática. O próximo passo é investir na modernização da linha de produção, utilizando tecnologias para automação que já estão disponíveis no mercado brasileiro”, conclui.

No setor plástico, algumas empresas já passaram a investir nas novas tecnologias, como no uso de injetoras plásticas. O assunto também vem sendo debatido em diversas feiras do segmento, como na Plástico Brasil, que aconteceu no mês de março e abordou o assunto com seminários para os visitantes.

 

Fonte: Novo Momento

Plastico VirtualPlastico Virtual

Além disso, verifique

Impressão 4D promete revolucionar o mercado

Depois das técnicas de impressão em 3D conquistarem o mercado industrial, a impressão 4D está …