Casa / Notícias / Cientistas criam filme plástico de casca de camarão

Cientistas criam filme plástico de casca de camarão

As novidades do universo dos plásticos são tantas e tão rápidas que é impossível acompanhar a criatividade e competência dos cientistas. Depois de desenvolverem plástico de banana, leite e tantos outros materiais, agora pesquisadores da Universidade do Nilo, no Egito, estão desenvolvendo uma forma de transformar cascas secas de camarão em filmes plásticos biodegradáveis.

O objetivo é reutilizar o material que, até então, não teria nenhuma outra finalidade e acabaria sendo descartado em sacolas plásticas.

O projeto de dois anos já trouxe alguns resultados. Os grupos de cientistas conseguiram criar um protótipo limpo e fino. A princípio utilizaram a quitosana, que é um material encontrado na casca de vários crustáceos.

 

Bom para a economia local

Além de ser uma boa pedida para o Meio Ambiente, se o projeto tornar-se viável, ele também será bom para a economia local já que é necessário comprar restos de camarões de restaurantes, mercados e pescadores locais. Mesmo a baixos preços, esse valor incrementa a receita mensal desses trabalhadores, muitas vezes sujeitos a baixa renda. Usar restos destes crustáceos seria mais sustentável porque substituiria materiais sintéticos usados em plásticos e reduziria o volume de lixo orgânico produzido no Egito.

 

Com informações da Reuters.

Além disso, verifique

Plástico feito com nanofibras de celulose é realização brasileira

Maior facilidade de degradação e menor custo são alguns dos benefícios das nanofibras  Desenvolver um …